O microfone estará sob a nossa pele e a camera será uma lente de contacto.Teremos tecnologia de reconhecimento de voz em praticamente tudo. A bateria vai durar semanas e a rede 5G (cujos rumores apontam que está já a ser testada na Coreia) vai multiplicar a velocidade de dados por 100. Isto vai ser como vamos usar a tecnologia móvel na próxima década.
Especialistas em telecomunicações acreditam que o futuro da tecnologia móvel será muito mais poderoso, com baterias de longa duração e novos formatos de ecrã, como lcd flexíveis ou virtuais. O reconhecimento de voz será o método favorito dos utilizadores para dar ordens simples em que hoje temos de usar o tacto. E podemos pensar que os microfones ou phones possivelmente sob a nossa pele, ou em outro sitio mais propicio...
A tecnologia móvel
A tecnologia móvel ou os "Wearables" são definitivamente o futuro. Sete anos é um período relativamente curto de tempo, mas se falamos de tecnologia móvel sete anos podem parecer uma eternidade. Se pensarmos sobre o que aconteceu há sete anos atrás no mundo da tecnologia móvel , lembre-mo-nos que foi o ano em que o iPhone surgiu e todos os outros smartphones em parte se tornaram obsoletos
Nessa altura , várias tecnologias que hoje já usamos eram campos inexplorados . Não havia Twitter e nem WhatsApp . Nenhuma das coisas que usamos para comunicar hoje em dia. O conceito de smartphone como o compreendemos actualmente é basicamente ( um objecto que nós sempre carregamos em nossos bolsos ) mas em breve irá definitivamente assumir outras formas .
É difícil não incluir a ficção-cientifica quando se pensa sobre o futuro da tecnologia móvel. A realidade aumentada vai continuar a evoluir nos próximos anos , pelo que é provável os utilizadores viverem em meios completamente virtuais.
A Motorola Mobility , por exemplo, patenteou recentemente um sistema móvel que é implantado sob a pele do pescoço ( onde o mesmo pode captar melhor a voz humana) . O que não é tão divertido sobre este gadget é que ele pode detectar quando o utilizador está a mentir ao analisar as suas alterações nervosas .
A tecnologia móvel permitirá identificar a identidade do seu utilizador com muito mais eficiência do que os meios de identificação actuais. Cartões de crédito também se vão tornar obsoletos.
A Biometria (voz , impressão digital ou retina) virá para substituir os códigos PIN e senhas.
Em Outubro de 2013 por exemplo a Apple lançou um modelo do iPhone (iPhone 5S) , que incluiu o reconhecimento da impressão digital , mas aparentemente ainda tem muitas falhas .
Biometria para smartphones
A Google foi mais além com a tecnologia "wearable" : a empresa tem um pedido de patente para um sistema de lentes de contacto multi- sensor.
Os detalhes deste novo gadget, foram arquivados no final de Dezembro, e foram publicados no mês passado pelo Patentes e Marcas dos EUA , de acordo com a patente Bold.
Com esta lente de contacto que seremos efectivamente capazes de controlar os smartphones .
Impressionante , não acham?
Estas lentes de contacto tem uma abundante estrutura de sensores , o que depende da activação do utilizador piscando os olhos . Naturalmente , entende-se por piscar de olho algo não permanente, mas sim um piscar voluntário ou propositadamente!
Uma das grandes novidade será a capacidade de controlar os níveis de glicose, e é algo que poderá causar furor para quem sofre de diabetes e permitirá controlar melhor as suas vidas!
Se olhar-mos ao nosso redor, vamos perceber que esta tendência já começo. Quero eu dizer que já existem os smartwatches e os google glasses disponíveis actualmente no mercado .
Estes aparelhos terão tendência a mudar a sua anatomia, transformando-se em obturações dentárias , tatuagens ou botões da roupa quem sabe!
Especialistas de telecomunicações dão a certeza de que , no futuro, hologramas serão uma coisa regular. Som e imagem irão quebrar todas as barreiras técnicas e os utilizadores serão capazes de chamar uns aos outros e comunicar como por exemplo a Princesa Leia com Obi- Wan Kenobi , C- 3PO e Luke Skywalker. Não exostirão ecrãs apenas hologramas!!!
Aproveito para lhe deixar um video das lentes de contacto da google: