Auroras boreais vistas em Portugal
Depois de uma chuva de meteoros e das ocasionais superluas brilhantes, Portugal assistiu a algo raro e belo. Em localidades mais a norte do país, os céus encheram-se de cores diferentes e brilhantes, num espetáculo de luz e cor.
Uma grande tempestade solar conseguiu a proeza de trazer para Portugal as famosas auroras boreais. Bragança, Vila Pouca de Aguiar, São Pedro do Sul foram algumas das localidades, onde foi possível ver com clareza este fenómeno natural.
De acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial norte-americano, este fenómeno foi possível graças a uma tempestade geomagnética de nível 4 à escala de 5. Mas a mesma entidade alerta para o facto desta tempestade poder causar algumas interrupções nas redes de energia e satélite (via SIC Notícias).
Deixamos aqui algumas imagens desse fenómeno raro em Portugal, divulgadas pelo Meteo Trás-os-Montes, na sua página da rede social Facebook, e onde podes ver mais imagens deste fenómeno no nosso país.
O que é a aurora boreal
As auroras boreais são causadas pelo choque de partículas do vento solar com a atmosfera terrestre. A interação química entre estes ventos solares e os gases atmosféricos presentes na termosfera da Terra dá origem ao conhecido espetáculo de luz e cor.
Habitualmente, este fenómeno atmosférico acontece no hemisfério norte, onde têm o nome de auroras boreais, e no hemisfério sul (Polo Sul), zona na qual assumem a designação de auroras austrais.
A aurora boreal, também conhecida como Luzes do Norte, ocorrem com frequência na Noruega (Lapónia), Islândia, Suécia, Finlândia, Alasca, Canadá e Gronelândia.
