O HyperOS tem chegado a vários telemóveis da Xiaomi nos últimos tempos. Por isso mesmo, sendo um sistema operativo novo para muitos utilizadores, pode ser do teu interesse saber como reportar um bug no dispositivo.
Posto isto, com base nas explicações da Xiaomi Time, especialista em assuntos da Xiaomi, mostramos-te os passos necessários para completar esta ação.
(Nota: processo só aplicável a quem tem telemóveis da Xiaomi compatíveis com HyperOS)
1. Abrir a aplicação Feedback
O primeiro passo envolve abrir a aplicação “Feedback”. Esta pode ser acedida através do menu de Definições. Ao clicar em definições, vais ver a opção “Feedback”, que é onde deverás clicar.
2. Referência inicial e descrição
Começar o texto com “{HyperOS Global}” e, só depois de teres esta referência inicial, é que deves explicar o teu problema de uma forma sucinta e eficaz
3. Identificar o modelo e versão do HyperOS
Escrever o nome do teu smartphone da Xiaomi e a versão. A versão do HyperOS pode ser obtida na secção “Sobre o meu telemóvel”
4. Identificar a origem geográfica do problema
Segundo a Xiaomi Time, o passo seguinte é escolher a origem geográfica do problema. É expectável que te apareça MI, EU, RU, IN e ID, por exemplo. Neste caso, vivendo em Portugal, deverás optar por “EU”, que simboliza "Europa".
5. Reproduzir o problema de forma simples
O passo seguinte é explicar detalhadamente o problema. A sugestão da fonte mencionada é ir por etapas. Por exemplo: 1) abri a app “A”; 2) completei a ação “B”; 3) o smartphone não permitiu realizá-la com sucesso.
6. Adicionar fotografias
De forma a que o engenheiro de software que está do outro lado consiga fazer o melhor trabalho possível, enviares capturas de ecrã pode ajudar. A juntar à descrição escrita, a imagem ajuda a visualizar o problema.
7. Escolher categoria do bug
Depois de fazer o mais importante, deves escolher em que categoria se insere o teu bug. Deves aproximar a escolha o máximo possível do teu problema, de forma a que chegue ao especialista em software certo.
8. Adicionar “Logs”
Ao fazer scroll para completar o pedido, vais reparar que há uma opção que diz “Adicionar Logs”. Deverás clicar nessa opção, já que torna o relatório mais completo para quem está do lado da Xiaomi
9. Dar o teu contacto ou e-mail
Feito isto, o último passo de todos é mesmo dar o teu número de telemóvel ou e-mail. No caso de serem precisas mais informações sobre o problema, a Xiaomi entrará em contacto contigo através do contacto que for dado
Posteriormente, resta esperar pelo trabalho da equipa de engenheiros da marca chinesa. Ainda na app “Feedback”, podes ir sempre controlando em que estado se encontra o teu pedido.