Já arrancou a mais recente Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”. Esta começa hoje, 7 de maio, e vai estender-se até 13 de maio com várias ações de sensibilização e fiscalização no país pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Podes contar com ações de sensibilização e operações de fiscalização a ocorrer nos locais e datas abaixo. Estas passam pela cidade de Lisboa, Portimão, Évora, Portalegre e Área de Serviço de Almodôvar.
- Dia 7 de maio, às 09h30: IC2 - Km 33,4, Lisboa
- Dia 8 de maio, às 15h00: Rua Coronel Armando da Silva Maçanita, Portimão
- Dia 9 de maio, às 08h00: Área de Serviço de Almodôvar – Sentido Norte/Sul
- Dia 10 de maio, às 10h00: Avenida Lino de Carvalho, Évora
- Dia 13 de maio, às 14h00: EN18 - Km 171,100, Portalegre
A ANSR adverte para o facto de “a 50 km/h, olhar para o telemóvel durante três segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros”.
Usar telemóvel ao volante aumenta quatro vezes a possibilidade de acidente
São números que impressionam, mas não ficam por aqui. A mesma fonte refere que, ao usarmos o telemóvel durante a condução, aumenta em quatro vezes a probabilidade de termos um acidente. Isto porque aumenta o tempo de reação a situações imprevistas.
De destacar, pela ANSR, GNR e PS, que o uso do telemóvel ao volante é um risco para a segurança do próprio condutor. Além da maior lentidão a reagir, também passamos a ter maior dificuldade de interpretação de sinalização de cedência de passagem, como em relação aos peões.
É bom referir que esta é quinta das 12 campanhas de sensibilização e fiscalização previstas para este ano no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2024.