Telemóveis serão assim? LG criou o 1º ecrã do mundo que faz isto

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

É normal associar a LG à inovação, mas é sempre surpreendente, quando vemos tecnologia criada pela primeira vez. Nas últimas horas, a marca revelou o primeiro ecrã “Stretchable” com capacidade de se expandir até 50%.Recorde-se que é a maior taxa de alongamento no setor e, no fundo, vais conseguir moldar o ecrã da forma que vês em baixo.

Se olhares com atenção, é como se fosse uma espécie de ecrã de plasticina, que podes moldar como quiseres. Ao ver a imagem em baixo, é possível imaginar como seria um telemóvel assim. Importa, de qualquer maneira, referir que a LG não se pronunciou sobre a eventualidade disso acontecer.

O que podemos esperar deste ecrã inovador da LG?

Como explica a própria marca, não há limites para o formato que poderás dar a este ecrã. Desde esticar, a torcer, a dobrar, tudo é possível. O protótipo deste ecrã é de 12 polegadas que, no máximo, se podem ampliar até às 18 polegadas.

Ecrã LG
Ecrã "Stretchable" da LG até 50% (via LG)

Fora as dimensões, também oferece alta resolução de 100 ppi (pixels por polegada). Não deixa de ser curioso que o primeiro conceito de “Stretchable” revelado em 2022 permitia dobrar até 20%. Também por isso, este novo ecrã é inovador, já que quase triplica o valor anterior.

Outro ponto onde a LG incidiu foi a durabilidade, que faz com que o ecrã possa ser esticado mais de 10.000 vezes. Mesmo nessas condições, o visor “mantém a qualidade de imagem nítida mesmo em ambientes extremos, como exposição a baixas ou altas temperaturas e choques externos” - refere a LG.

O ecrã consegue-se agarrar a superfícies

Sobre o ecrã, importa ainda referir que o mesmo tem a capacidade de se moldar a superfícies irregulares, onde, à partida, não imaginávamos que fosse possível. A marca sul-coreana avança que o ecrã se vai adaptar à pele e à roupa, tendo potencial de ser útil em diversos setores.

No site oficial da LG, a marca dá conta que ainda “apresentou vários conceitos para a aplicação de displays extensíveis, incluindo um painel automóvel que se estica em formato convexo e pode ser operado manualmente, bem como um display vestível preso aos uniformes dos bombeiros que fornece informações em tempo real”.

Resta esperar para ver qual seria o uso prático destes ecrãs da LG. Seria certamente interessante, um dia, vermos um conceito de telemóvel ou tablet com um ecrã deste género.

No entanto, há uma coisa que o vice-presidente executivo da LG Display deixa bem claro: a forte aposta da marca em diferentes modos de exibição sustentável veio para ficar.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.