
O encerramento do ano de 2025 trouxe consigo a habitual atualização das tabelas de performance da AnTuTu. Revelou quais são os dispositivos mais poderosos do planeta antes de entrarmos em 2026. Os resultados de dezembro confirmam a tendência habitual de que a Qualcomm recuperou a coroa absoluta no segmento premium. Já a MediaTek tornou-se a força dominante na gama média alta.
RedMagic 11 Pro+ no topo da gama alta
No topo da pirâmide dos topos de gama, o RedMagic 11 Pro+ assume o primeiro lugar com uma pontuação média de 4 118 828 pontos. Este é o primeiro dispositivo a quebrar a barreira dos 4,1 milhões de forma consistente, seguido de perto pelo iQOO 15 e pelo OnePlus 15.
É importante notar que os cinco primeiros classificados desta lista partilham o mesmo coração, que é como quem diz, o mais recente processador Snapdragon 8 Elite Gen 5. Esta plataforma da Qualcomm será a escolha predileta para quem procura desempenho de topo no segmento Android em 2026.
A MediaTek consegue marcar presença no sexto e sétimo lugares com o vivo X300 Pro e o Oppo Find X9 Pro, ambos equipados com o processador Dimensity 9500. Embora fiquem ligeiramente atrás em termos de números puros, a diferença é curta. O top 10 fica completo com o Honor Magic8 Pro, o modelo standard Magic8 e o nubia Z80 Ultra, todos a regressarem à arquitetura da Qualcomm.
OPPO Reno15 Pro lidera na gama-média
Para quem está atento ao mercado nacional e procura os melhores telemóveis qualidade-preço para comprar, o cenário na gama média alta é radicalmente diferente. Aqui, a MediaTek não dá hipóteses à concorrência. Os novos Oppo Reno15 Pro e Reno15, equipados com o processador Dimensity 8450, dominam a tabela. São seguidos pelo Realme Neo7 SE e pelo iQOO Z10 Turbo. Nesta categoria, nove dos dez smartphones utilizam processadores Dimensity.
A Qualcomm aparece apenas na nona posição deste segmento intermédio com o Realme GT Neo6 SE, equipado com o Snapdragon 7+ Gen 3. Este dado estatístico é revelador da estratégia das marcas para o próximo ano em Portugal e na Europa. Se queres o máximo de potência num topo de gama, vais encontrar quase sempre a Qualcomm. Mas se procuras um equipamento equilibrado por um preço mais contido, a MediaTek será a companhia mais provável no interior do teu equipamento.
Promoção do dia
