Há um recurso a caminho dos telemóveis Google Pixel que pode fazer toda a diferença em termos de segurança. Neste caso, é o “Deteção de Golpes”, que, apesar de já ter estreado em 2024, vem agora com uma atualização importante.
Na prática, este recurso de deteção de scams vai passar a funcionar também com aplicações de terceiros. A informação é avançada pela Android Authority, que conseguiu ter acesso ao código fonte da aplicação.
Segundo a mesma fonte noticiosa, espera-se que o utilizador consiga aceder à ferramenta, através dos seguintes passos: 1) Definições, 2) Segurança e Privacidade, 3) Mais Segurança e Privacidade, 4) Deteção de Golpes.
Em que aplicações este recurso irá funcionar?
Nesta fase, ainda não há uma data certa, que nos diga quando é que o recurso em questão irá começar a funcionar. No entanto, já sabemos com que aplicações é que o mesmo deverá ser compatível. São estas:
-
Google Messages
-
Google Chat
-
Signal
-
WhatsApp
-
Instagram
-
Kakao Talk
-
Line
-
Verizon Messages
-
Twitter
-
Facebook Messenger Lite
-
Hangouts
-
Test SafeComms Chat
Como mostra a lista, a novidade dos Google Pixel é relativa a apps de mensagens. Tudo indica que a ferramenta contará com o suporte de Inteligência Artificial (IA) do Gemini Nano.
Os utilizadores vão receber notificações de “atividade suspeita”
Na prática, este recurso irá alertar o utilizador de que uma mensagem contém “atividade suspeita”. De qualquer forma, o utilizador tem sempre a possibilidade de confirmar que a mensagem não é um golpe, clicando num botão.
Contudo, deverá ser um recurso limitado, conforme nos mostra o código da Google. Numa das linhas, pode ler-se: “não é possível exibir o aviso para a mensagem atual, pois o número de alertas já exibidos atingiu o limite diário”.
Resta esperar por futuras novidades acerca desta ferramenta de “Deteção de Golpes” nos telemóveis Google Pixel.