Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Telemóveis de Xiaomi, Samsung (e não só) vão dar grande "salto" nos jogos

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, o Android 16 vai chegar com uma novidade bastante interessante para os fãs de gaming. Supostamente, a Google vai passar a adotar por completo a API gráfica Vulkan como o padrão para o Android 16.

Tal como explica a Xiaomi Time, isso tornará muito mais eficiente a portabilidade de jogos do PC para dispositivos móveis. Por outras palavras, os jogos de telemóvel passarão a ter (ainda) mais qualidade do que agora.

O que esperar desta transição?

Como refere o mesmo meio noticioso, esta mudança fará com que a jogabilidade se torne mais suave e agradável à vista. Smartphones de marcas como Xiaomi, Samsung, entre outras, passarão também a ter suporte avançado para “ray-tracing”, o que resulta em gráficos mais realistas.

De um modo global, o desempenho do smartphone para jogos mais exigentes será superior ao que conhecemos até ao momento. Neste momento, sabemos que a Xiaomi irá experimentar estes recursos com testes beta(internos) do Android 16 em:

  • Xiaomi 15

  • Xiaomi 15 Pro

  • Redmi K70 Ultra

  • Xiaomi Pad 7 Pro

Xiaomi Telemovel

Este update permitirá, por exemplo, usufruir de um jogo durante mais tempo, sem preocupações com sobreaquecimento. Citada pela Android Authority, a Google refere que, assim, os desenvolvedores de jogos conseguem criar efeitos visuais mais imersivos.

Efetivamente, é uma boa notícia para quem é fã de jogos e que estamos curiosos de ver no Android 16. O uso exclusivo desta API da Vulkan fará com que seja dado um grande “salto” em termos de jogabilidade.

Ainda no universo do gaming, mas desta vez na PlayStation, não te esqueças de dar uma vista de olhos ao site da PS Store. Aqui, podes encontrar as “Pechinchas” da semana, com promoções até 75% de jogos para PS4 e para PS5.

EA Sports FC 25
37,05 €Amazon
81,31 €-54%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.