Para muitos utilizadores, a bateria é um dos aspetos mais importantes. Se é esse o teu caso, então vais gostar de saber que a tendência no mercado, aparentemente, é destas ficarem cada vez maiores.
De acordo com a Android Headlines, é expectável que em 2026 já comecemos a ver, de forma relativamente padronizada, novos smartphones com baterias de 9000 mAh. O melhor de tudo é que, supostamente, isso não se traduzirá num aumento de volume.
Se a bateria aumenta, como é que o volume se mantém?
Como explica a mesma fonte de informação, é possível um aumento de bateria com manutenção de volume graças às células de bateria de silício-carbono. É uma tecnologia cada vez mais adotada por marcas chinesas e que permite dar um grande “boost” neste campo.
Entre as marcas que já testaram ou estão a testar esta abordagem, destacam-se nomes como Oppo, Xiaomi, OnePlus e Honor. A proporção de silício tende a rondar os 10%, no entanto também esse valor poderá aumentar em breve,
Num relatório recente de Digital Chat Station (DCS), consta que a Oppo já está a testar um modelo de 8000 mAh com 15% de silício, há alguns meses. Tudo indica também que, nos laboratórios de Oppo e Honor, já se encontram a ser concebidas baterias com silício entre os 25% e os 30%.
Por causa disso mesmo, é provável que, em 2026, já sejam lançados telemóveis com bateria de 9000 mAh. Ainda assim, se a previsão se confirmar, os smartphones em questão só seriam vistos mais perto do final do ano, já que até lá terão de passar por testes de segurança.
É uma surpresa?
É sempre interessante ver que a chegada de baterias de 9000 mAh é uma possibilidade forte, sem que, para isso, seja necessário comprometer o volume. No entanto, não podemos propriamente dizer que é uma surpresa.
Isto porque, já em 2025, temos visto um crescimento significativo em termos de células de baterias. Tomemos como exemplo o Honor Power, que foi lançado no início deste ano e tem uma bateria de 8000 mAh.
Também a Xiaomi, por exemplo, tem crescido muito nesse campo. Do Xiaomi Poco F6 para o Xiaomi Poco F7, a bateria passou dos 5000 mAh para os 6500 mAh: um aumento bastante considerável.
Segundo a GSM Arena, está também prestes a ser lançado o Xiaomi Redmi K80 Ultra, com uma bateria de 7500 mAh. São apenas alguns casos que mostram uma tendência que já se vinha a verificar este ano.
Aparentemente, 2026 não vai ficar atrás.