Telegram é a mais favorecida após saída do Facebook e Instagram da Rússia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de comunicações instantâneas Telegram é a mais favorecida com o anúncio, e efetivação, da saída do Facebook e do Instagram da Rússia. Ambas as plataformas do grupo Meta foram previamente banidas da nação russa e, nos sete meses subsequentes à sua saída, o número de utilizadores diários caiu abruptamente.

As métricas são agora avançadas pela publicação Forbes Russia, dando conta da diminuição entre quatro a oito vezes do número diário de utilizadores das plataformas. Em simultâneo, a plataforma de comunicações Telegram tem recebido gradualmente cada vez mais utilizadores a optar pela app russa de mensagens instantâneas.

Facebook e Instagram fora da Rússia para "gáudio" da Telegram

O bloqueio das principais plataformas estrangeiras como, por exemplo, o Facebook, Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp veio favorecer grandemente a Telegram de Pavel Durov. Importa frisar, contudo, que os dados foram recolhidos pela Mediascope junto da população russa com mais de 12 anos.

A Mediascope teve em consideração o tempo de duração de cada sessão (cada visita online), bem como as tentativas de login e entrada nas redes sociais. Importa frisar que as apps supracitadas estão bloqueadas na Rússia, apresentando mensagem de erro e bloqueio após a respetiva abertura.

De igual modo, a Mediascope utilização a duração média de 5 minutos para a visita e utilização de uma app de redes sociais. Aqui seja através da aplicação para dispositivos móveis, seja através do computador (vista web).

Telegram cresceu 66% desde janeiro de 2022

Acima vemos uma publicação similar, datada de meados de março, dando já conta do crescimento da Telegram no seu mercado doméstico. A tendência, como assim se verifica, só se intensificou nos meses subsequentes ao início do conflito com a Ucrânia e à efetiva saída das várias plataformas rivais do país.

Colocando em perspetiva estes valores, a Telegram cresceu 66% desde janeiro de 2022. Mais concretamente, passou de 25 milhões de utilizadores diários para 41,5 milhões de utilizadores. O aumento deveu-se sobretudo ao êxodo de utilizadores do Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp.

Podem usar o Telegram para acompanhar as novidades da 4gnews

  1. Instalem a aplicação Telegram para Android, iOS ou para computadores Windows (PC) e Mac
  2. Criem uma conta nesta plataforma, ou entrem com as vossas credenciais
  3. Subscrevam / adiram ao canal da 4gnews
  4. Ajustem as notificações consoante o tipo de utilização / interesse
  5. Desfrutem do canal 4gnews.

A Telegram transforma-se assim num novo braço da 4gnews, criado para aproximar o leitor do projeto e para que este não perca as novidades. Em suma, podem tirar proveito da funcionalidade de leitura rápida, ou aceder a cada artigo através do nosso website.

Editores 4gnews recomendam:

Telegram: acompanha as notícias através do canal 4gnews

WhatsApp prepara nova funcionalidade semelhante ao Instagram

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.