Telefone da Google: app já mostra quem nos está a ligar no Android

Rui Bacelar
Comentar

As aplicações (apps) da Google para Android reúnem algumas das melhores caraterísticas e ideais que os programadores responsáveis querem popularizar neste sistema operativo. Assim, a mais recente a receber boas novidades é a app Telefone da Google.

Esta é uma app gratuita criada pela Google que se desdobra em "discador" ou gestor de chamadas, permitindo-nos agilizar e tirar o máximo proveito do telefone e do sistema Android. É também uma das apps que mais novidades tem recebido nas últimas semanas.

Anúncio de identificação de chamadas, a novidade da app Google para Android

Telefone Google
Através das Definições da app é possível ativar a nova opção. Crédito: XDADevelopers.

Como, aliás, temos vindo a noticiar, a app pode agora anunciar aos utilizadores do sistema operativo Android quem é que lhes liga, mesmo que não esteja na sua lista de contactos. É uma das maiores novidades desde que começou a alertar para possível SPAM.

Com efeito, se até ao momento esta aplicação já alertava o utilizador para possíveis chamadas de SPAM, agora este controlo é elevado ao próximo patamar. A app para Android dedicada às chamadas telefónicas já pode anunciar quem lhes telefona.

A melhoria foi detetada em primeiro lugar pelo portal XDA Developers, estando desde então em distribuição gradual na versão de testes (beta). Entretanto, também começou a chegar aos utilizadores na versão estável, para todos os interessados.

Podemos assim saber quem está a ligar pela app Telefone

Google Phone app finally adds a basic Caller ID feature https://t.co/r6adZWuLNY

— XDA (@xdadevelopers) 17 de maio de 2021

Importa frisar que a opção não está ativa por predefinição, mas pode ser usada por todo o utilizador que tenha a app instalada no seu Android. Assim, entre todos os utilizadores da Telefone da Google, será possível saber sempre quem nos está a ligar.

Para tal, é necessário aceder às Definições da app. Em seguida, procurar a opção "Anunciar a identificação de chamadas" e configurar este critério. Por omissão a app não o faz, mas podemos definir para "Sempre", ou para "Apenas ao utilizador auscultadores com microfone integrado".

Ainda que tal opção esteja presente em aplicações de terceiros, como é o caso de ROM's de terceiros, ou mesmo no sistema operativo rival, o iOS, agora chega efetivamente ao Android. É, realmente, uma opção útil para termos mais controlo no telefone.

Saberemos assim, com maior precisão, quem nos liga em determinado momento. É também uma das melhores adições à app da Google desde que esta começou a filtrar as chamadas de SPAM, elevando o valor desta aplicação gratuita.

Os interessados podem instalar a app através da Play Store, é gratuita e desenvolvida pela Google.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.