Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Telecomunicações: queixas sobem em Portugal e há uma operadora no topo

A ANACOM divulgou que, em 2025, recebeu 106,4 mil queixas contra as operadoras de telecomunicações em Portugal, refletindo um aumento de 1%. Vodafone lidera as reclamações.

imagem de uma pessoa a reclamar ao telefone
Imagem ilustrativa gerada por IA Microsoft Copilot

Vodafone é a operadora com mais queixas registadas

Enquanto a Digi festeja o facto de ter sido considerada a rede de fibra mais rápida de Portugal, a Vodafone fica marcada pelo número de queixas. A ANACOM acaba de divulgar o seu relatório de reclamações registadas em Portugal, em 2025, e a Vodafone é a campeã das queixas.

A operadora sozinha tem 33% do total das reclamações apresentadas, reflexo das 21,3 mil queixas apresentadas. Diz a autoridade portuguesa que entre as três principais operadoras – ficando a Digi de fora – a Vodafone “apresenta a taxa de reclamação mais elevada, com 7,7 reclamações por mil clientes”.

Logo de seguida está a MEO, com 18,1 mil queixas, ou seja, 28% do total. Mas há um ponto que a distingue, já que entre as três mais antigas, a MEO é a que tem a taxa mais reduzida, com 4 reclamações por mil clientes.

A NOS fica “colada” à MEO com 18 mil queixas – também 28% do total. Em termos mais específicos, regista 6,2 reclamações por cliente. A Digi é a operadora com menos reclamações registadas: 6,5 mil queixas apresentadas em 2025 contra a operadora romena, o que representa 10% do total das reclamações.

Vodafone, MEO e NOS lideram queixas diferentes

As três operadoras mais antigas conseguem diferenciar-se no tipo de queixa de que são alvo. A faturação de serviço é o calcanhar de Aquiles da Vodafone que, segundo a ANACOM, registou 39% do total das queixas com este assunto. Saliente-se que a faturação ganha o título de serviço com mais queixas, ao registar 16,4 mil reclamações em 2025.

Quando se trata de falhas nos serviços, a MEO é a vencedora ao ser protagonista de 30% das 12,7 mil queixas registadas. Também não é popular na assistência técnica ao ter contra si 33% das 11,9 mil reclamações assinaladas sobre este assunto.

Já a NOS tem o maior número de queixas concentrado no cancelamento de serviços. Das 11,8 mil reclamações registadas em 2025, a operadora tem 37% do total. No entanto, a ANACOM não revela qual o serviço da Digi que regista mais reclamações.

Os resultados do novo relatório da autoridade portuguesa para as telecomunicações não podem ser uma surpresa para a Vodafone. Relatórios anteriores, mais especificamente de setembro e de dezembro de 2025, apontavam já esta operadora como a campeã de queixas.

TP-Link Archer AX58
TP-Link Archer AX58Wi-Fi 6 AX3000, dual band, 4 portas LAN, segurança WPA3
59,99 €Amazon
72,74 €-18%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.