A Tecno é uma empresa de comunicações chinesa com pouca expressão nos mercados ocidentais. Todavia, esta marca pretende alargar a sua reputação e fa-lo-á com a estreia novas tecnologias no mercado Android.
As principais que a Tecno acaba de anunciar para os seus equipamentos incidem sobre as suas câmaras. Uma delas não será novidade no mercado da tecnologia móvel, visto ter sido estreada pela Apple no lançamento do iPhone 12 Pro Max.
Tecno trará a estabilização do sensor aos smartphones Android
Durante o ano de 2022, a Tecno promete colocar no mercado o primeiro smartphone Android com estabilização de imagem ao nível do sensor. Esta tecnologia chegou inicialmente ao mercado através do iPhone 12 Pro Max e, um ano depois, ainda nenhuma das suas rivais a copiou.
Nesse sentido, a Tecno promete ser a primeiro do universo Android a mexer com o método de estabilização de imagem. Note-se que os modelos atuais aplicam a estabilização ao nível da câmara, mas a nova abordagem da empresa chinesa promete melhorar os resultados obtidos em 350%.
Tecno passará a utilizar pixels RGBW para capturar mais luz
Outra das novidades anunciadas recentemente pela Tecno diz respeito ao tipo de pixels que a chinesa adotará nos seus equipamentos. Esta migrará para pixels RGBW, desenvolvidos em parceria com a Samsung.
Tradicionalmente, vemos câmaras compostas por pixels vermelhos, verdes e azuis nos quais é aplicado um filtro que acaba por absorver alguma luz. Porém, um pixel branco dispensa esse filtro e o resultado é uma absorção de luz 60% superior.
Além disso, a Tecno planeia utilizar uma combinação especial de vidro e plástico nas lentes das suas câmaras. Esta abordagem permitirá aumentar em mais 30% a quantidade de luz absorvida pelos seus sensores.
Dá as boas-vindas à primeira lente telescópica
Por fim, mas não menos importante, temos a nova abordagem da Tecno ao zoom. A fabricante chinesa quer tornar as lentes periscópicas obsoletas com a introdução de uma lente telescópica nos seus smartphones.
Este novo tipo de lentes utilizará um motor para estender e retrair a lente, oferecendo um zoom ainda mais suave. Graças a esta abordagem, a empresa conseguirá incluir um sensor fisicamente maior do que seria possível numa lente periscópica.
Em contrapartida, este novo sensor terá uma distância focal menor do que nas abordagens mais atuais. A verdadeira dimensão da sua distância focal ainda não foi divulgada publicamente pela Tecno.
Em síntese, a aposta da Tecno para se tornar relevante no mercado dos topos de gama passará pelas suas câmaras. Para isso, abraçará algumas tecnologias ausentes do mercado Android na esperança de cativar os consumidores e ganhar relevância no mercado.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi 12 Pro pode chegar com característica inesperada
- OPPO Find N: novo smartphone dobrável é poderoso e mais barato que o Samsung Galaxy Z Fold3
- Samsung Galaxy Tab A8 (2021) é oficial! Um tablet acessível e perfeito para o essencial