TeamViewer reforça presença em Portugal e promete avanços na Realidade Aumentada

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Team Viewer é a líder global de soluções de conectividade remota e digitalização do local de trabalho. Assim, após o lançamento de um centro de investigação e desenvolvimento, no ano passado, reforça a sua presença em Portugal. Agora, mudando-se para um novo escritório no Porto, cimentando o norte de Portugal.

O novo centro inaugurado ontem faz parte da organização global de I&D da empresa. Segundo a própria, irá dedicar-se ao desenvolvimento de soluções de realidade aumentada. Atualmente, com 30 engenheiros de software e design qualificados, a TeamViewer espera contratar mais 25 especialistas até ao final do ano.

TeamViewer muda-se para o norte com escritório no Porto

A TeamViewer é impulsionada pela inovação e exigências crescentes dos clientes. Como tal, a indústria de software está a desenvolver-se de forma dinâmica. Um importante fator de sucesso é a capacidade de desenvolver novas soluções e de as trazer rapidamente para o mercado.

Neste sentido, a TeamViewer aumentou o número de colaboradores a trabalhar na área de I&D em 20% em 2021. Isto em comparação com 2020. Mais ainda, ao estabelecer um núcleo adicional de I&D em Portugal, a empresa duplicou o avanço estratégico das suas capacidades de engenharia dedicadas à inovação de software.

Aliás, uma grande parte do novo add-on AiStudio que faz parte do software de Realidade Aumentada "TeamViewer Frontline". Este consiste num algoritmo de auto-aprendizagem para formar modelos de Inteligência Artificial para o reconhecimento de imagem e objetos. Note-se que este mesmo algoritmo foi desenvolvido no Porto.

A TeamViewer dedicar-se-á a novas soluções baseadas na Realidade Aumentada

Mike Eissele, Chief Technology Officer da Teamviewer, afirma que "a decisão de escolher Portugal como localização baseou-se num quadro de seleção abrangente. Teve em conta fatores-chave culturais e de crescimento. Incluindo disponibilidade de talento de topo, infraestrutura educacional, quadro regulamentar, mentalidade empreendedora e qualidade de vida. Até agora, o Porto provou ser uma excelente localização para o nosso centro de I&D com muitas boas universidades. E uma grande reserva de talentos de engenharia de topo altamente motivados para conduzir a próxima vaga de digitalização".

Luís Castro Henriques, Presidente & CEO da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que participou na abertura do novo escritório, declara estar muito orgulhoso em acolher a TeamViewer em Portugal.

“Esta é uma demonstração clara de que o Porto se tornou um destino preferido para operações de base tecnológica que podem beneficiar de uma reserva de talentos altamente qualificada e dinâmica. O foco nas soluções de realidade aumentada que a TeamViewer traz ao ecossistema local é um contributo fundamental para o posicionamento de Portugal como um hub tecnológico líder na Europa".

Por sua vez, Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, afirmou durante a cerimónia que a vinda da TeamViewer para o Porto é um match perfeito com a estratégia para a cidade . Isto em termos de promoção de um ecossistema robusto e dinâmico de empresas.

“Temos apostado muito na promoção da qualidade de vida na cidade e está claro que o Porto é hoje uma cidade vibrante e cosmopolita, com talento de enormíssima qualidade. Como tal, é um pólo de atração fantástico para empresas de todo o mundo.”

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony pode ter uma boa novidade para os smartphones de gama média
  • TP-Link lança a nova câmara de vigilância Tapo C320WS com resolução 2K
  • Samsung Galaxy S23 pode trazer uma especificação há muito desejada
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.