Enquanto por cá mal se discute o futuro incerto da nossa Televisão Digital Terrestre (TDT), em Espanha a realidade já é outra, e bem mais avançada. Segundo avança o site espanhol Computer Hoy, a TDT do país vizinho já deu o salto para a ultra alta definição, com a transmissão de canais em 4K UHD.
É uma evolução que, para os portugueses, parece pertencer a um futuro distante. Esta mudança em Espanha não foi apenas um "teste". A La 1 UHD, o principal canal da televisão pública espanhola (RTVE), já emite com esta qualidade de imagem superior. E não está sozinha.
Recentemente, juntou-se-lhe também o canal Teledeporte UHD, também da RTVE, que passou a emitir em 4K. Estas emissões em 4K chegam na sequência do "apagão" dos canais em definição standard (SD) que aconteceu em Espanha no início deste ano.
Nessa altura foi forçada uma transição para a alta definição (HD) e abriram-se portas para a ultra alta definição (UHD) que os fãs de projetores 4K agradecem. Isto para não falar que em Espanha a TDT conta com dezenas de canais.
TDT em Portugal está estagnada
E em Portugal, como estamos? A nossa TDT continua "presa" a um conjunto muito limitado de canais e, pior que isso, todos eles a emitir com uma qualidade de imagem que já não se justifica em 2025. Atualmente, os canais que consegues ver de forma livre e gratuita através da TDT em Portugal são:
- RTP1
- RTP2
- SIC
- TVI
- ARTV (Canal Parlamento)
- RTP3
- RTP Memória
- RTP Madeira / Açores (nas referidas regiões autónomas)
Escusado será dizer que estes canais são transmitidos, no máximo em HD. Numa altura em que muitos utilizadores já possuem televisores com resolução até 4K, já sabe a pouco para um serviço que se quer generalizado.
A realidade é que se queres ter acesso a canais em 4K em Portugal, a tua única opção continua a ser subscrever um serviço de televisão pago de uma das operadoras (MEO, NOS, Vodafone ou DIGI). Em Espanha, o futuro do 4K já chegou... e é gratuito.