TCL passa a deter todos os direitos para os futuros smartphones BlackBerry

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Em setembro passado a BlackBerry anunciou oficialmente que iria fechar definitivamente a sua divisão de hardware, o que significa que a partir desse dia a mítica empresa Canadiana deixaria de produzir novos smartphones dentro das suas portas. No entanto, isso nunca significou o fim da incursão da BlackBerry pelo mercado dos smartphones. Aliás, mesmo depois desta decisão a empresa apresentou ainda um novo smartphone, o BlackBerry DTEK60.

Vê também: Sony apresentará dois Xperia na CES já em janeiro

Este último equipamento, à semelhança do DTEK50, foi apresentado em parceira com a TCL sob a forma de uma remodelação de um equipamento que a última marca já havia lançado no mercado. Ou seja, uma parceira que já estava a mostrar os seus frutos e que agora acaba de ser oficializada para o futuro.

A BlackBerry anunciou hoje que passará a licenciar todos os seus produtos futuros à TCL, ficando esta responsável por todo o processo de desenvolvimento e comercialização dos novos equipamentos. Os novos smartphones a serem apresentados continuarão, obviamente, a contar com a marca BlackBerry, porém todo o processo de design, produção, venda e serviços pós-venda estão agora nas mãos da TCL.

Quanto à parte do software destes smartphones, a BlackBerry irá também licenciar o mesmo à TCL, o que significa que a empresa Canadiana continuará a desenvolve-lo e posteriormente entregá-lo à TCL, para que a mesma o empregue nos futuros equipamentos.

Em suma, as mudanças no hardware poderão efetivamente acontecer, tal como já fomos constatando com os últimos BlackBerry DTEK, mas o software manter-se-á o mesmo, sendo este uma das marcas da BlackBerry. Este negócio não acaba por ser surpreendente mas sim um passo natural dados os últimos acontecimentos referentes à BlackBerry.

Para terminar, há no entanto a referir que o CEO da BlackBerry, John Chen, prometeu aos fãs da marca um último equipamento com o característico teclado QWERTY da marca, aquele que é, por enquanto, conhecido como BlackBerry Mercury. A ver vamos se o mesmo irá efetivamente chegar ao mercado como esperado.

Talvez queiras ver:

Samsung Galaxy S8 adota nova câmara, data de lançamento mantém-se!

Será este o sucessor do Sony Xperia XA?

Passado e Futuro: o ano de 2017 para a Huawei

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.