TCL apresenta monitor gaming revolucionário de 1000Hz a 4K

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

Com o mercado da tecnologia, do gaming e dos desportos eletrónicos a crescer em valor todos os anos, os líderes da indústria têm vindo a desafiar, em várias vertentes, aquilo que são os limites tecnológicos não só dos nossos dispositivos, mas também dos nossos periféricos.

Recentemente, a TCL apresentou, no evento Display Week 2024, o seu mais recente monitor, que mostra às fabricantes rivais que a corrida pela tecnologia de ponta nesta gama de periféricos está longe de terminar.

O monitor com maior taxa de atualização

4K 1000Hz being shown off at #DisplayWeek2024 by TCL CSOT pic.twitter.com/xc2qsYocxX

— Blur Busters (@BlurBusters) 15 de maio de 2024

O novo monitor da empresa chinesa apresenta uns incríveis 1000Hz de taxa de atualização a uma definição de 4k, tecnologia que nem o líder atual do mercado, o ASUS ROG Swift PG248QP 540Hz conseguiu apresentar.

Além disso, este feito torna-se mais interessante ainda quando se olha ao facto da TCL ter desenvolvido a sua nova tecnologia de display já em base de resolução 4K, algo que ainda nenhuma outra companhia tinha realizado. Contrastando com o monitor ROG Swift da Asus, além de este apresentar metade da taxa de resolução do seu novo rival, apresenta também metade da sua resolução, com o comum display de 1080p.

Além destas especificações, não há muito mais informação que tenha sido revelada sobre este periférico inovador. Segundo a “Blur Busters”, organização especializada em monitores e a sua otimização, o seu display será LED, mostrando assim a primeira vertente tecnológica em que é ultrapassado por outros monitores. Com certeza, nos próximos meses ou anos, veremos as grandes empresas a desenvolver monitores OLED com esta nova tecnologia, considerando inclusive que ambas a Samsung como a LG já apresentaram previamente monitores 4k OLED com taxas de atualização de 360 e 480hz.

Além do seu uso para o dia-a-dia, esta tecnologia é indispensável na área dos jogos. Desde os primórdios do gaming competitivo que a taxa de atualização e o tempo de resposta são temas de discussão acesa em fóruns, grupos e convenções, devido ao seu elevado impacto na performance individual de cada jogador.

Em termos de compatibilidade para o novo monitor da TCL, este irá com certeza necessitar de uma das placas gráficas mais recentes do mercado, que tenham não só a conectividade mais recente HDMI 2.1 ou DisplayPort 2.1a, mas também com os melhores poderes de processamento do mercado.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.