TCL anuncia novo smartwatch sénior que merece atenção!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A TCL apresentou o novo relógio MoveTime Family Watch, um smartwatch para séniores, com deteção de quedas acidentais, monitorização da atividade e frequência cardíaca, além de permitir atender chamadas em alta-voz.

Foi na IFA, em Berlim, que a empresa chinesa detentora da Alcatel e BlackBerry, entre outras marcas, apresentou o seu smartwatch sénior. Expande-se assim a gama MoveTime Family que conta com relógios inteligentes para crianças e adultos.

O MoveTime Family Watch é o novo smartwatch sénior da TCL

Relógio Movetime Family Watch
O smartwatch quer ajudar os séniores a manterem a sua independência.

Com o intuito de manter os mais velhos em segurança e conectados com um simples relógio, o MoveTime MT43A da TCL reúne um leque de funcionalidades cruciais para acompanhar e garantir o bem-estar do utilizador nesta faixa etária.

Destaca-se a deteção automática de quedas acidentais que alerta, no espaço de 60 segundos, o contacto de emergência que pode ser atribuído, por exemplo, aos familiares diretos. Além disso, também a sua localização é fornecida via GPS.

O MoveTime Family Watch também deteta irregularidades no ritmo cardíaco, abrandamento ou aceleração, emitindo alertas em ambos os casos. Em síntese, o relógio está atento a alterações anómalas na frequência cardíaca do utilizador.

O relógio também pode mostrar lembretes programáveis para não falhar as tomas de medicação. De igual modo, pode apresentar lembretes de atividade, ou ser utilizado para atender chamadas em mãos livres, tendo microfone e altifalante.

Mais ainda, a partir do pulso do utilizador é possível enviar mensagens de voz e de texto.

As especificações do MoveTime Family Watch

Smartwatch TCL MoveTime Family Watch
É possível atender chamadas com o MoveTime Family Watch.
  • Ecrã AMOLED de 41 × 48,5 mm
  • Ligação às redes 4G
  • Mensagens de texto, voz e atendimento de chamadas
  • Interface otimizada com ícones grandes
  • Botão físico SOS
  • Resistência à água e ao pó - IP67
  • Sensor de batimentos / frequência cardíaca
  • Monitorização da atividade e do sono
  • Deteção de quedas acidentais
  • Alertas automáticos para contactos de segurança

A TCL tem um grande histórico na produção de relógios inteligentes, mas é a primeira vez que um smartwatch tão completo é especialmente concebido para a população mais envelhecida. O seu leque de funções e caraterísticas é extraordinário.

A autonomia do produto não foi revelada, nem a forma de carregamento. Ainda assim, pela lista de novidades este aparenta ser um excelente smartwatch sénior, perfeitamente capaz de ajudar os cidadãos mais velhos a manterem a sua independência.

O MoveTime Family Watch deve chegar a Portugal entre o final de 2020 e primeiro trimestre de 2021. O preço, carecendo ainda de confirmação, deve rondar os 249 €.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.