Tbee Box: Uma perspectiva diferente que aborda assuntos importantes

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 9 min.

Antes de começarmos a debater este assunto de forma mais efusiva, tenho de fazer obviamente um disclairmer que a 4gnews é um blog informativo. No artigo da Tbee Box que Tbee Box – A tão aguardada box afinal trata-se de uma grande vergonha

A isso chama-se ética jornalística, e embora não sejamos jornalistas profissionais, queremos jogar sempre pelas regras de forma a que todos percebam, e exijam, aos sites que visitam toda a informação que vos bombardeiam.

Dito isto, fica esclarecido que nesta situação não estou nem por "A" nem por "B", mas consigo perceber que anda aqui uma salsichada que ninguém se entende.

Deixo ainda o espaço nos comentários para expores a tua opinião no assunto e mostrares o teu ponto de vista.

Carlos Correia escreveu o seguinte no grupo de Facebook KODI em Português:

"Bem pessoal venho deixar este post, para esclarecer bem o meu ponto de vista sobre este assunto, e como neste espaço eu posso escrever e deixo que fiquem as opiniões de quem estiver a favor ou contra mim, aqui fica.

(Ao contrário do que acontece no outro grupo em que apagam tudo que seja contra o que o Daniel disser). Já tinha deixado algo mais ligeiro, mas agora deixo o meu ponto de vista com todos os pontos nos i’s. Eu não tenho nenhuma afiliação com a Tbee, nem tenho nenhuma para analisar, portanto não venham dizer que só estou a fazer isto para ter uma.

A única critica que posso dar é em relação ao preço ser excessivo para o mercado, mas sem experimentar não posso confirmar se vale a pena. Mas nesse ponto já sabem o mercado depois regula os preços, e se não se vende os preços baixam, se se vende então é porque resulta. (Há quem compre iphones de 1000€ e smartphones android de 100€ e ao fim de contas em quase tudo servem para o mesmo, cada um sabe como usa o seu dinheiro.)

De momento tenho para aí uma dezena de boxes para analisar, portanto não é mais uma ou menos uma que faz diferença. Como já devem ter reparado pouca gente em Portugal já analisou mais boxes que eu, e sabem bem a qualidade das minhas análises, a pessoa que eu considero que sabe tanto ou mais, será o Roberto Jorge...

Além disso são poucos os que fizeram mais tutoriais, ou ajudaram a comunidade de KODI em Portugal a crescer, de forma a saber distinguir bem o que é o KODI, addons oficiais, addons não oficiais, etc.

O único intuito meu é indicar se um produto é bom ou não baseado na utilização completa e não numa parte do mesmo. Dessa forma a análise do Daniel sobre esta box sem apurar todas as funcionalidades, tira-lhe um pouco o crédito todo para poder analisar o quer que seja de forma imparcial.

Origem da distinção entre KODI em Português vs kodiportugal

Para quem não anda cá há tanto tempo não sabe que a origem do kodiportugal não foi fomentar o conhecimento de kodi, pois acabou por surgir como uma oportunidade de terem malta que vinha a este grupo e queria era falar de listas, ou seja e eles agarraram essa oportunidade, e assim o objectivo deles era sim fomentar o conhecimento de todo o tipo de listas (com canais abertos e canais premium), eles agregavam todo o tipo de listas independentemente da fonte.

Depois de muito tempo a aconselhar a não darem a cara por algo que pudesse ser uma área complicada de distinguir se era legal ou não (e quando foram pressionados por outras entidades), lá deitaram a baixo todo conteúdo ilegal que tinham e passaram a dedicar-se apenas a kodi (até ao momento que estão agora que afinal já não interessa falar de KODI mas sim de tudo).

Portanto começaram por listas de iptv e addons (oficiais e não oficiais), passaram a falar quase só de kodi e agora afinal o KODI já não interessa tanto e falam de tudo (smartphones, drones, etc).

Aproveitando assim o “trafego” de o pessoal que vai à procura de uma coisa, para os “redirecionarem” para outras coisas… Portanto nesse ponto eu e o Daniel sempre tivemos pontos de vista diferentes e nos afastamos como comunidades distintas. E cada vez será mais distinta, visto a forma como ele noticia as coisas não ir de encontro ao que eu faço.

Vamos então ver os pontos que levam o kodiportugal dizer que a tbee é uma vergonha e copia o trabalho dos outros.

Utilização de algo que parece ser o KODI O KODI é opensource, qualquer pessoa pode pegar no kodi e alterar a gosto, A tbee fez algo semelhante indo mais longe integrando o KODI com a skin base.

A Tbee é do conhecimento da equipa oficial do KODI desde ano passado e foi elogiada pela forma como o usa, já que se distinguiu para não ser reconhecido diretamente como KODI. Portanto eles não fizeram nada mal aqui, e não veem a comunidade oficial do KODI a pedir créditos pelo trabalho gratuito que fazem no kodi para as outras empresas usarem e fazerem dinheiro com o mesmo.

Neste ponto eu já ajudei em traduções do KODI e em addons oficiais, oferecei o meu trabalho gratuitamente, deveria ficar chateado por todas as empresas que vendem as boxes e já vem o kodi instalado, fazerem dinheiro com trabalho que eu dei gratuitamente?

Lista IPTV utilizada

Em relação a este ponto, a lista “oficial” está alojada no pastebin em que qualquer um pode aceder, os streams não são do kodiportugal, mas sim do site da RTP, SIC, etc. Não vejo em nenhum lado o kodiportugal a dar créditos aos sites oficiais por meterem o link diretamente na lista deles. A Tbee pelo que percebi, agregou links de várias listas e na lista controlada pela tbee colocou alguns links que estavam neste pastebin. Sendo assim, o kodiportugal está a reivindicar créditos por uma fonte que não é deles, pois não são os donos do stream. Não deveria então a RTP, SIC, Porto Cananl, etc, reivindicar direitos sobre a lista do kodiportugal, da Tbee, etc?

EPG utilizado

Neste ponto a Tbee poderá não ter sido a mais correta, pois o EPG está num servidor controlado pelo kodiportugal, no entanto se se aceder às configurações, não mascararam a utilização do EPG, indica kodiportugal, isso por si não serve como créditos? Decompondo um pouco mais esta parte, o EPG sempre foi dado como gratuito e não tem termos de uso no site do kodiportugal, portanto o dar créditos diretos pode ser sempre um pouco questionável sobre a obrigação, nunca indicaram ou barraram quem poderia usar o EPG. E do ponto de vista prático é sempre o consumidor final que usa o EPG. No entanto o kodiportugal reivindica créditos pelo EPG. E quem reivindica créditos pelas fontes onde eles vão buscar o EPG deles, sim porque não são eles que fazem a programação. Basicamente o que eles devem fazer é sacar o EPG de serviços do sapo, da NOS, etc, e agregam no site deles, mas então e onde estão os créditos aos serviços fonte que eles usam? Pedem créditos, mas também não os dão. Também é referenciado que o trafego do EPG é suportado por ele, e que seja, mas acredito que não será o trafego gerado pelas vendas das tbees que lhes fará peso no trafego global de boxes vendidas em OLX, custojusto (que serão boxes de venda mais fácil por serem bem mais baratas) ou até por serviços menos legais de iptv que devem usar o EPG deles…

Roubar o trabalho dos outros

Se o trabalho que eles fazem é dado como gratuito, pode ser considerado como roubado? Um exemplo, quem faz de voluntário num evento, em que o que se conhece são os nomes grandes, deveriam bater o pé e dizer que querem créditos por ajudarem num trabalho que ofereceram?

Ou dizer que lhes roubaram o trabalho porque a empresa que fez o evento fez dinheiro com o trabalho deles? Se estão preocupados com roubar o trabalho dos outros porque é que eles próprios os fazem?

Exemplo prático: Um tutorial criado de origem pelo Daniel, O artigo original."

Estão a ver créditos de que traduziu o artigo do outro site? Até as imagens usou e créditos? Para não falar nos imensos artigos que eu partilhei, e apareceram no site dele de forma igual, mas créditos não deram, e como sei que foram copiados?

Porque deixei erros ortográficos propositados e os mesmos estavam no site dele, coincidência? Não me parece. Mas se eu meti na internet, claro que qualquer pessoa pode usar, agora se não tem princípios, não mete a origem.

Até a utilização do domínio eles sabem pela comunidade oficial do kodi (kodi.tv) que estão a usar de forma incorreta, mesmo assim foram contra a comunidade oficial e criaram um site com kodi no domínio (ele indicou que registou a marca, como forma de “vitória”, no entanto veremos se mais cedo ou mais tarde esse registo não lhe vai sair caro… já que os processos de terminarem os copyrights por parte da comunidade do kodi ainda não estão terminados a nível mundial, o que poderá mudar em breve) Portanto como podem ver podem fazer aos outros, mas quando lhes fazem a eles, o caldo está entornado…

Para ser sincero, e isto já sou eu a imaginar, parece-me que viram uma oportunidade de ver se sacavam uns trocos e como a tbee não cedeu, a forma como ele deu a noticia foi a forma de se vingar. Do meu ponto de vista teria ficado melhor uma análise completa, e depois indicar que na utilização do epg ou o quer que fosse, não deram créditos por nada de forma oficial, e ficar chateado quanto a isso, agora daí a chamar vergonha ou que lhe roubaram trabalho (trabalho esse que ele cedeu gratuitamente). Como indiquei, mais chateados deviam estar os da fundação KODI por montes de empresas fazerem dinheiro por terem o kodi instalado… É verdade que existe trabalho a agregar listas e algum trabalho a correr um script para criar um EPG, mas a base desse trabalho também não é deles, e eles nunca deram créditos às fontes…

Peço desculpa pelo testamento, mas quem chegou até este ponto, espero que tenha ficado esclarecido. E se em algum ponto existiu algum fato que saiba que está errado que deixe a opinião que não será apagado, e assim em conjunto todos podemos ver de facto o que está certo ou errado.

Fiquem lá com os vossos 10 minutos de fama (o artigo deles:https://goo.gl/esqB2E), mas ao menos que o pessoal fique esclarecido quanto às contribuições do kodiportugal assim como as alegações para “difamarem” uma marca."

Em suma, como referi, está aqui uma situação complexa... É justo a Tbee Box ter feito o que fez? Ou uma pura injustiça?

Outros assuntos relevantes:

Vidro de diamante pode tornar o nosso smartphone resistente a quase tudo

ASUS Zenfone, LG G6 e LG Watch – Tech Recap #4

Huawei vendeu mais smartphones, mas lucrou menos em 2016

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.