Táxis Voadores: o futuro pode estar prestes a descolar em 2026

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Cada vez mais, aquilo que há uns anos era ficção, hoje já começa a ser uma realidade próxima. Tanto é que se coloca a possibilidade de, daqui a cerca de dois anos, termos táxis voadores.

De acordo com a Sky News, é possível que o primeiro voo aconteça no Reino Unido, entre 2025 e 2026. Supostamente, o Departamento de Transportes (DfT) divulgou o seu Plano de Ação para o Futuro do Voo. Nesse documento, ainda consta a intenção de ter táxis voadores sem piloto até 2030.

No entender de Anthony Browne, ministro da Aviação e Tecnologia, estes avanços vão ser revolucionários no setor dos transportes. Como refere Browne, citado pela Sky News, “desde táxis voadores a drones de serviço de emergência, estamos a garantir que o Reino Unido está na vanguarda desta mudança dramática nos transportes”.

Também nos Estados Unidos já se fala em táxis aéreos

Táxis Voadores
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Desta forma, os objetivos são claros e assentam em dois pontos: melhorar a vida da população e impulsionar a economia. Contudo, o plano dos britânicos não é único.

Isto porque, nos Estados Unidos, já há a intenção de andar de táxi aéreo, a partir de 2025 ou 2026. O plano revelado pelo prefeito de Nova Iorque, Eric Adams, sugere que as pessoas seriam transportadas de e para os aeroportos da cidade.

Outra ideia a ser implementada no Reino Unido é dar uma nova vida a aeródromos mais pequenos. Assim, estes tornar-se-iam em vertiportos (instalação dedicada a aeronaves de descolagem e aterragem vertical).

O objetivo britânico é usar tecnologia de drones, também para questões de saúde

Para além de tudo isto, outro dos objetivos britânicos é usar as tecnologia de drone em prol de questões de saúde. Como refere a Sky News, estas já são úteis para a Polícia de West Midlands responder a crimes violentos com maior eficácia.

A título exemplificativo, no mês de julho de 2023, foi possível identificar dois infratores através dos drones. Como refere a mesma fonte de informação, a identificação jamais seria possível de outra forma.

Também na saúde, os drones podem ter um impacto tremendo. A Sky News refere que foi feito um acordo entre a Skyfarer, empresa de drones, e o National Health Service (NHS). Será feito um teste nos hospitais de Coventry e Warwickshire NHS Trust e Medical Logistics UK.

Este consistirá em fornecer implantes cirúrgicos e amostras de patologia entre os dois sítios. Espera-se que, com este recurso, o tempo de entrega diminua em cerca de 70%.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.