Mais um recorde para a T-Mobile! A empresa registou a velocidade mais rápida de 5G de sempre. O recorde atual é de 345 Mbps, sendo que o anterior era, também, da T-Mobile, com cerca de 275 Mbps. Como se isso já não fosse impressionante o suficiente, a empresa promete chegar a velocidades ainda maiores, de acordo com o Digital Trends.
Sendo assim, coloca-se uma questão: qual é a técnica utilizada para alcançar tanta velocidade? À luz do que refere a mesma fonte de informação, a T-Mobile usou a técnica UL Tx, muito parecida à do 5G Carrier Aggregation (5G CA), que tinha a capacidade de atingir velocidades de download de 3 Gbps.
A relação entre as duas técnicas é complexa. Com a 5G CA, combinam-se múltiplos canais 5G em três bandas de frequência discretas de 1,9 GHz a 2,5 GHz. Com a UL Tx, parte-se dessa tecnologia para fazer combinações de diferentes frequências. Posteriormente, de forma a garantir a máxima eficiência possível, misturam-se os vários fluxos e alternam-se as frequências.
"É como ter uma superestrada 5G e acrescentar novas faixas mais rápidas"
Num vocabulário mais simples, nada como pegar nas palavras da própria T-Mobile, que utiliza uma analogia para explicar esta técnica. “É como pegar a superestrada 5G e adicionar novas faixas mais rápidas com capacidade livre para o tráfego aumentar mais rápido do que nunca” - refere a empresa, em comunicado.
Ainda sobre o mesmo tema, o presidente de tecnologia da T-Mobile, Ulf Ewaldsson, destaca o grande e insaciável desejo da marca em procurar novas alternativas e inovar constantemente. Tudo isso com um único objetivo: oferecer a melhor experiência possível aos consumidores.
Mais frequência, mais velocidade, menos alcance
Como refere a Digital Trends, mais do que as velocidades brutas, o que espanta neste novo recorde é o facto de ter sido obtido com frequências 5G de banda média. Para compreender isso, é preciso entender a relação entre algumas variáveis. Quando as frequências aumentam, a velocidade aumenta, no entanto o alcance diminui.
Por isso mesmo é que as frequências de banda média parecem ser o caminho: por serem equilibradas em relação a todas as variáveis. Ainda assim, com as limitações do 5G como conhecemos, a velocidade parece estabilizar, sendo que é aí que entra o esforço da T-Mobile: experimentar tecnologias como 5G CA e UL Tx, para evoluir para além do que se conhece e conseguir alta velocidade sem prejudicar o alcance (via Digital Trends).
É mais um recorde para a T-Mobile, no que toca à velocidade do 5G. No entanto, atenção! A marca promete continuar a superar-se.