Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Switch 2 vs Switch com overclock: comparação surpreende em alguns jogos

Vídeo compara a Switch 2 com uma Switch OLED modificada, e os resultados chamam a atenção em jogos retrocompatíveis.

Switch com overclock fica taco a taco com o Switch 2 em alguns jogos

A Nintendo Switch 2 chegou ao mercado com hardware muito mais poderoso do que a sua antecessora, mas uma comparação recente levantou uma questão curiosa: até onde a primeira Switch poderia ter ido se tivesse recebido alguns ajustes de hardware?

Como avança o WCCFTech, um vídeo publicado pelo YouTuber naga colocou lado a lado a nova consola da Nintendo e uma Switch OLED modificada com overclock, trazendo alterações que aumentam o desempenho do hardware.

O modelo customizado conta com CPU a 1707 MHz, GPU a 1724 MHz, 8 GB de RAM, bateria de 8.600 mAh e um sistema de arrefecimento alterado para lidar com o aumento de potência.

Desempenho e carregamento

Nos testes de velocidade de carregamento, jogos como The Witcher 3 e Zelda: Tears of the Kingdom mostraram clara vantagem para a Switch 2. Já em títulos como Hogwarts Legacy, a diferença foi menos expressiva. Em GRID Autosport, no modo portátil, ambos os sistemas ofereceram desempenho semelhante, com a Switch 2 a manter ligeira vantagem na taxa de fotogramas.

No dock, a Switch modificada surpreendeu: Zelda: Breath of the Wild chegou perto dos 60 FPS na maior parte do tempo, ainda que em resolução inferior à versão otimizada para a nova consola.

Quando a Switch modificada leva a melhor

A comparação fica ainda mais interessante em jogos retrocompatíveis sem patch de otimização. Esse foi o caso de Pokémon Legends: Arceus, que na Switch modificada conseguiu correr a 60 FPS, superando os 30 FPS fixos na Switch 2.

O mesmo aconteceu em Metroid Prime Remastered, que alcançou 1440p e 60 FPS estáveis, e em Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, que manteve a taxa máxima de quadros na Switch com overclock, enquanto a Switch 2 ficou limitada a 30 FPS.

Mesmo modificada, a Switch original continua limitada

Apesar dos resultados, a comparação também evidencia as limitações da Switch original, como a memória RAM de apenas 4 GB, que impedia a consola de correr jogos lançados para PS4 e Xbox One, por exemplo. Já a Switch 2 elimina estas barreiras e consegue correr versões de jogos de última geração, como Resident Evil Requiem, que será lançado em simultâneo para a consola da Nintendo e para as demais plataformas.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.