Switch 2: Nintendo bane utilizadores por pirataria mesmo que os jogos sejam deles

Mesmo quem está a fazer cópias de segurança dos próprios jogos está a ser apanhado por estas novas regras anti-pirataria

Mig Switch 2

Nintendo intensifica combate à pirataria com a nova consola

A Nintendo está a banir consolas Switch 2 onde são utilizados cartuchos MIG, mesmo nos casos em que são feitas cópias legítimas de jogos adquiridos. A marca tem um histórico longo e inflexível no que toca à luta contra a pirataria e parece não ter abrandado as suas políticas com a chegada da nova consola.

O que são cartuchos MIG?

Os cartuchos MIG são feitos por terceiros e que têm dentro cartões microSD. Estes podem ser usados tanto para jogos pirateados, mas há quem os use para fazer backups de jogos comprados legalmente. Até agora, os utilizadores de Nintendo Switch original, podiam usar estas cópias sem problemas. Mas no caso da Switch 2, é necessário apenas inserir o cartucho e mesmo sem correr o jogo, ficarem com as suas consolas banidas.

São vários os utilizadores do Reddit relataram experiências semelhantes, acompanhadas de provas como fotos dos jogos físicos.

Diferença entre Switch e Switch 2 na deteção de pirataria

Na primeira geração da consola, a Nintendo usava identificadores únicos por cada cartucho físico e desta forma detetar cópias ilegais. Um utilizador, ao jogar a sua própria cópia, iria ter o mesmo identificador pelo que o sistema o iria ler como se fosse o cartucho original. Com a Switch 2, isso parece ter desaparecido.

Apenas correr o jogo copiado pode banir a consola. Ao que parece, é mesmo a consola que é banida, e não a conta do utilizador que inseriu o cartão MIG.

banida Switch 2

Nova política da Nintendo sem margem para dúvidas

Uma atualização do Acordo de Utilizador da Nintendo, de maio, prevê agora que a empresa possa “tornar permanentemente inutilizável, no todo ou em parte, os Serviços da Conta Nintendo e/ou o dispositivo Nintendo aplicável” se forem usadas práticas como modificações, engenharia reversa ou uso de hardware/software não autorizado.

Ou seja, qualquer forma de uso não oficial, mesmo com jogos comprados, levar a que a consola deixe de funcionar.

Porque é que os jogadores fazem cópias dos seus próprios jogos?

A criação de cópias de segurança de jogos físicos é bastante comum entre alguns jogadores que estejam a tentar proteger os conteúdos dos seus jogos contra danos, perda ou deterioração.

Além disso, em muitos países, é legal fazer cópias de segurança para uso pessoal, desde que o utilizador tenha o original. A cópia de cartuchos ou CDs é também usada como uma forma de preservar videojogos quando estes deixam de ser vendidos de forma física e/ou digital.

Mesmo sendo esta prática legal em alguns contextos, a Nintendo considera que o uso de hardware não autorizado constitui uma violação das suas políticas.

Pelo sim, pelo não, é melhor não se dedicar à cópia de jogos da Nintendo Switch 2 sob pena de ficar sem poder usar a sua consola.

Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.