
O novo Xpeng G7 passou por um teste de travagem automática a 130 km/h e não só saiu ileso como reforçou o que já prometia: uma nova referência no segmento dos SUV elétricos inteligentes.
O desempenho impressionante foi registado poucos dias depois de um vídeo viral mostrar um Tesla Model Y a falhar redondamente numa situação parecida, mas bem menos exigente.
Xpeng G7 trava sozinho a 130 km/h
Conforme reportou o CarNewsChina, o teste de travagem autónoma de emergência (AEB) do Xpeng G7 foi realizado a 130 km/h, ou seja, 10 km/h acima do limite máximo das auto-estradas chinesas.
O SUV identificou um veículo estático à sua frente e aplicou os travões automaticamente, sem intervenção humana. E o melhor: conseguiu parar a tempo, sem colisão.
Este tipo de travagem autónoma é ativado quando o condutor não reage em tempo útil para evitar um impacto. No caso do G7, o sistema demonstrou estar preparado até para situações extremas.
Além disso, o modelo também foi testado em cenários mais desafiantes: num túnel, travou com sucesso a 80 km/h. Já à noite detetou e travou perante veículos e peões a 120 km/h, o chamado “padrão ouro” do AEB na China.
Tecnologia própria e topo de gama
O sucesso no teste não foi por acaso. O G7 recorre a um sistema composto por 11 câmaras e 3 radares de ondas milimétricas, alimentado por 3 chips de inteligência artificial Turing desenvolvidos internamente pela Xpeng.
Combinados, esses chips entregam 2.200 TOPS (triliões de operações por segundo), o que dá 733 TOPS por chip. Para referência, é mais do que o AGX Thor da Nvidia ou os chips AI4 da Tesla. A marca está claramente a apostar forte na autonomia e no processamento local.
Tesla falha onde o G7 brilha

Enquanto o Xpeng mostrava as garras a 130 km/h, a Tesla passava vergonha a velocidades bem mais modestas, como noticiou o Engadget. Num teste realizado em Austin, Texas, o Model Y com Full Self-Driving (FSD) falhou repetidamente ao ignorar sinais de paragem de um autocarro escolar e atropelar manequins do tamanho de crianças. Pior: o erro foi repetido oito vezes.
O único elemento com mais dificuldade no teste da Tesla era um alvo em movimento, com os manequins a serem puxados pela rua para simular crianças a atravessar a via. A diferença de velocidade, contudo, é algo que não passa despercebido.
O vídeo, divulgado por um grupo de ativistas liderado pelo The Dawn Project, Tesla Takedown e ResistAustin, lançou ainda mais dúvidas sobre a segurança da condução autónoma da Tesla, especialmente a poucos dias do lançamento do aguardado Cybercab.
Detalhes técnicos do Xpeng G7

O Xpeng G7 é um SUV médio-grande com 4.892 mm de comprimento, 1.925 mm de largura e 1.655 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.890 mm, e as opções de jantes são de 18 ou 20 polegadas.
No interior, o destaque vai para o head-up display de realidade aumentada de 87 polegadas (da Huawei), que substitui o tradicional painel de instrumentos, e um ecrã tátil flutuante de 15,6 polegadas.
Debaixo do capô (ou melhor, no eixo traseiro), encontramos um motor elétrico de 218 kW (292 cv), com tração exclusivamente traseira (RWD). As baterias são de LFP (fosfato de ferro e lítio), fabricadas pela CALB, com capacidades de 68,5 kWh e 80,8 kWh. A autonomia com o ciclo CLTC varia entre 602 km e 702 km com rodas de 18 polegadas, e entre 577 km e 677 km com as de 20.
Pré-venda a todo o vapor
A pré-venda do G7 começou a 11 de Junho na China, e a resposta do público não podia ser mais clara: em apenas 43 minutos, foram feitas mais de 10.000 reservas. O preço de entrada no país foi fixado nos 235.800 yuan (cerca de 28.464 euros).
Entre o poder de computação, a autonomia promissora e a travagem automática a alta velocidade, o G7 pode muito bem ser o SUV que empurra a concorrência a reavaliar os seus padrões de segurança e tecnologia.
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