
O teste polémico
Parece que os elétricos Xiaomi não são os únicos a gerar polémica na China. O Li Auto i8 está também no centro de uma controvérsia criada por um teste de colisão. O objetivo era provar a resistência estrutural do SUV elétrico quando confrontado com condições extremas.
Para o fazer, a China Automotive Engineering Research Institute (CAERI), uma entidade certificada pelas autoridades chinesas, tal como explica o Razão Automóvel, fez2. o SUV elétrico de 2.600 kg embater num camião de oito toneladas.
Por incrível que pareça, o Li Auto i8 saiu vencedor, com o camião a ficar de rodas no ar e com a cabine a registar danos significativos, tal como podemos ver no vídeo divulgado pelo Carscoops.
Em contrapartida, o Li Auto i8 foi capaz de absorver adequadamente todo o impacto, mostrando que os sistemas de segurança funcionaram bem. Mas eis que a polémica se instalou.
Dongfeng Liuzhou Motor responde à letra
Neste teste de colisão foi usado um camião Chenglong H5 da Dongfeng Liuzhou Motor. E a empresa não demorou a responder à letra. Acusa a Li Auto de usar indevidamente um dos seus veículos e de colocar em causa a segurança dos mesmos, de forma enganadora.
Não se querendo ver envolvida numa “guerra” desnecessária, a Li Auto já veio dizer publicamente que o objetivo deste teste não era avaliar a segurança do camião da Dongfeng Liuzhou Motor e que o modelo em teste era usado e foi modificado para ser controlado à distância.
Posteriormente, a CAERI confirmou as declarações da Li Auto e avançou que, para realizar este teste, acrescentou carga para perfazer as 8 toneladas e que desativou os sistemas de segurança.
Mas parece que quem está agora com as rodas no ar é a Li Auto. O vídeo continua a gerar polémica nas redes sociais e ficou longe de ser provada a segurança do Li Auto i8.