Depois de terem anunciado o recurso IA Eraser nos seus smartphones, a OnePlus e a OPPO foram ainda mais longe e revelaram que as funcionalidades IA, alimentadas pelos modelos Gemini da Google vão chegar aos seus dispositivos.
Mas o mais o surpreendente é que as marcas chinesas podem incluir primeiro estes recursos que os próprios smartphones Pixel da Google.
Em 2024, Gemini Ultra nos smartphones OnePlus e OPPO
A chinesa BBK, marca detentora da OnePlus e da OPPO, já afirmou publicamente que “pretende ser uma das primeiras a lançar recursos baseados na plataforma Gemini Ultra nos smartphones”. E tal vai acontecer “ainda durante o ano de 2024”.
A Google fez basicamente o mesmo anúncio que a BBK, mas o que é certo é que a marca chinesa está bem lançada para ganhar esta corrida.
Até porque a própria Google já confirmou que a OnePlus e a OPPO vão receber outros recursos baseados no Gemini, como resumos de notícias, resumos de gravador de áudio e uma enigmática “caixa de ferramentas IA”.
Gemini Ultra exige uma ligação à Internet
Com todas as informações divulgadas, sabemos que o Gemini Ultra é o modelo de Inteligência Artificial mais poderoso da Google. Mas também sabemos que este poderoso modelo exige sempre uma ligação à Internet.
Por outras palavras, os smartphones OnePlus e OPPO que incluam recursos baseado neste modelo de IA, em princípio, vão fazer o processamento mais em nuvem e não tanto a nível local.
Recorde-se que os smartphones da série Galaxy S24 da Samsung e o Pixel 8 Pro da Google já recorrem a uma “mistura” de Gemini Nano e Gemini Pro, nos seus recursos IA, mas nenhum dos terminais usa o Gemini Ultra.