Ainda que a série Galaxy S26 vá ser lançada apenas em janeiro de 2026, já circulam vários rumores sobre os modelos. E há um dado que está a ser reforçado a cada dia que passa.
A Samsung vai fazer regressar o seu chip proprietário Exynos e este será integrado na nova geração Galaxy S26. Esta é uma escolha menos desejável para alguns utilizadores que estavam satisfeitos com o processador Qualcomm a figurar em todas as variantes.
A informação chega através do leaker Junkanlosreve e é reforçada pelo site Sammy Fans. Mas nem tudo são notícias menos animadoras. Parece que a Samsung vai regressar à “velha estratégia” de equipar alguns modelos com chip Snapdragon da Qualcomm e outros com o seu processador proprietário.
Os mesmos rumores avançam que o novo chip Exynos pode chegar baseado no processo de fabrico de 2 nm. Por outras palavras, será mais poderoso em desempenho e também mais eficiente a nível energético.
E o melhor de tudo é que, a confirmar-se esta informação, a Samsung pode ser a primeira marca do universo Android a fazer chegar um chip baseado no processo de 2 nm ao mercado.
Isto porque, também de acordo com os rumores, o próximo processador da Qualcomm – Snapdragon 8 Elite 2 – será ainda baseado no processo de 3 nm da TSMC.
Samsung Galaxy S26 Ultra podem manter-se fiel à Qualcomm
Diz o site Sammy Fans que é possível que a Samsung mantenha o processador Qualcomm no seu modelo mais avançado Galaxy S26 Ultra.
Esta é uma estratégia que a marca já usou anteriormente, por exemplo com o Galaxy S23 Ultra. Nessa série, o modelo mais avançado foi disponibilizado em todo o mundo com o chip Qualcomm enquanto os Galaxy S23 e S23+, na Europa, tinham o chip Exynos.
A esta distância do lançamento tudo ainda pode mudar, mas o que é certo é que são já várias as fontes que apontam para o regresso do chip Exynos à série de smartphones premium da Samsung.