Surpresa: iPhone 16 é o menos popular da Apple em cinco anos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O banco de investimento Morgan Stanley fez uma pesquisa e concluiu que o novo iPhone 16 é o smartphone menos popular da Apple nos últimos cinco anos.

A entidade apoiou-se nos prazos de entrega dos novos modelos que sugerem que a procura pelos terminais está menos acelerada do que se esperava.

Média de espera pelo iPhone 16 cai para metade

iPhone 16 visto de perfil
Em Portugal, os preços do iPhone 16 começam nos 989 € Crédito@Apple

Estes podem ser tempos mais conturbados para a Apple. Pelo menos é assim que o banco de investimento Morgan Stanley vê o futuro a curto prazo da empresa. Tudo porque o tempo de espera pelos novos modelos do iPhone caiu para metade.

De acordo com uma média calculada face à série anterior, os utilizadores já inscritos na pré-reserva vão esperar menos tempo para receber o terminal nas suas mãos. O que são boas notícias para estes utilizadores, mas notícias menos animadoras para a Apple.

Segundo as informações divulgadas, o tempo médio de espera pelo iPhone 16 Pro Max situa-se nos 25,5 dias, já o seu antecessor implicava uma espera de 43,5 dias em 2023.

A mesma situação verifica-se com os restantes modelos. O iPhone 16 Pro demora a chegar 18,5 dias enquanto o modelo anterior demorou 32,5 dias; o iPhone 16 tem uma espera de nove dias e o iPhone 15 tinha uma espera de 14 dias.

Por último, o iPhone 16 Plus tem uma espera prevista de 7,9 dias enquanto o seu antecessor teve uma espera de 13,9 dias.

Contas feitas, o banco de investimento Morgan Stanley prevê uma alta probabilidade de 50% para a Apple, em breve, reduzir os pedidos à sua cadeia de fornecedores.

Previsões da Apple podem corresponder à procura inicial

Mas nem tudo são más notícias, o mesmo banco de investimento adverte que este curto tempo de espera pode não ser indicador de um futuro com vendas menos promissoras.

Tudo porque a Apple pode ter feito uma previsão inicial correta e ter agora em stock unidades suficientes para satisfazer a procura.

O banco de investimento Morgan Stanley avança também que os utilizadores estão a comprar o novo iPhone 16 por quererem um terminal atualizado ou uma câmara melhor. De acordo com esta entidade, o tão falado universo IA Apple Intelligence não está a funcionar como um argumento de compra para os seguidores da marca.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt