Ainda que possa ter passado despercebido, a Huawei foi o primeiro fabricante a integrar comunicações por satélite nos seus smartphones. Antecipou-se à Apple na apresentação da funcionalidade por poucas horas.
Mas parece que a marca chinesa manteve a aposta neste recurso e surgem agora notícias de que, de forma surpreendente, é a líder neste setor.
Quem o diz é o leaker Fixed Focus da rede social Weibo e o site Huawei Central explica as razões. A tecnologia de satélite móvel Beidou continua a ser um exclusivo da Huawei e outros fabricantes chineses continuam à espera de aprovação para usar este sistema por satélite Beidou nos seus próprios equipamentos.
Recorde-se que a possibilidade de enviar SMS através do sistema Beidou surgiu, pela primeira vez, na série Mate 50 da Huawei. Posteriormente, com o smartphone P60 Pro da Huawei chegou a comunicação bidirecional, ou seja, receção e envio de mensagens escritas.
Mas com a nova série Pura 70 a Huawei foi ainda mais longe e agora é possível enviar imagens através do sistema de satélite Beidou.
A importância do sistema de satélites Beidou
Mas vamos perceber a razão para a importância do sistema Beidou. Comecemos por relembrar que este é sistema de posicionamento global por satélite chinês. Daí a Huawei ter permissão para o usar.
No entanto, o leaker Fixed Focus chama a atenção para a relevância deste sistema que se caracteriza por ser a única tecnologia gratuita entre todos os outros meios de conectividade por satélite.
Por outras palavras, este sistema não necessita de ser suportado por um pacote adicional e conta com uma quota de SMS grátis. Mais especificamente, 30 mensagens escritas podem ser enviadas por mês, a título gratuito, através deste sistema.
Por esta razão e também pelo facto de o sistema Beidou contar com 39 satélites no ar, é que empresas como a Xiaomi, OPPO e Nubia continuam à espera da aprovação para a sua utilização.