
Evento virtual Galaxy Worlds Wide Open marca entrada na arena XR
Há muito que se fala no projeto Moohan da Samsung e agora vamos finalmente conhecer o dispositivo. A Samsung já confirmou que próximo no dia 21 de outubro vai apresentar o seu primeiro headset XR da empresa, num evento exclusivamente online.
O evento terá transmissão direta no site oficial da gigante sul-coreana Samsung.com e também no canal YouTube da marca. Começa às 22h, horário do leste dos EUA, sendo que em Portugal arranca às 3h da madrugada.
Um horário peculiar para a Europa, visto tratar-se de um dispositivo completamente novo no portefólio da marca e que, suponha-se, uma apresentação a uma hora mais “nobre” poderia ter mais impacto.
A luta pelo mercado XR vai começar
Com a entrada da Samsung no mercado XR, a luta nesta arena promete aquecer. Até ao momento, a Apple tem estado um pouco solitária, marcando presença com o seu Vision Pro que acabou por ficar aquém das expetativas.
Mas a Samsung está a chegar a esta nova área de negócio munida de “armas” diferentes da sua rival. Em primeiro lugar, o seu primeiro headset XR é fruto da parceria que fez com a Google e Qualcomm, dois pesos-pesados do mundo tecnológico.
Por outro lado, o novo headset Samsung foi desenvolvido na igualmente nova plataforma Android XR que é aberta. Com esta estratégia, a parceria das três empresas convida os programadores a desenvolverem um leque amplo e variado de aplicações para o novo headset.
Entretanto, recentemente foram reveladas as especificações do novo Samsung Galaxy XR. É esperado que o dispositivo esteja equipado com o chip Snapdragon XR2 Gen da Qualcomm e que execute o novo Android XR da Google.
Tudo indica que o equipamento tenha suporte para a Play Store da Google e que os controlos integrados forneçam feedback tátil. Ah e tal como o Apple Vision Pro, também o headset da Samsung vai ter uma bateria externa para o alimentar.