O mercado global de computadores portáteis sofreu uma forte quebra nos últimos meses, porém, a Apple conseguiu aumentar as suas vendas graças sobretudo à linha de portáteis Apple MacBook. Mais ainda, os seus Mac e iMac também surpreenderam positivamente.
Um autêntico milagre. Descrição perfeita para aquilo que a Apple conseguiu fazer com os seus processadores Apple M, os seus Apple Silicon.
Além de revitalizarem as vendas de todos os seus Mac a cada renovação e novo lançamento, contrariaram a tendência de mercado global em contexto pós-pandemia da COVID-19.
Venderam-se menos computadores nos 1.ºˢ meses de 2023
Com efeito, não só bateu as previsões internas, como também superou a concorrência e toda a tendência de mercado. Isto porque a Apple foi a única a crescer na venda de computadores durante os últimos três meses de 2023.
O porquê? Temos novos lançamentos como o portátil Apple MacBook Air M2 de 15 polegadas que, tal como afirmou a própria empresa, só existe graças aos Apple Silicon.
Aliás, a razão pela qual o portátil não foi lançado mais cedo prendia-se com as restrições dos chipsets Intel usados previamente pela gigante de Cupertino.
Processadores Apple Silicon continuam a mostrar o seu ímpeto
Entretanto, certo é que as vendas dos computadores Mac superaram a tendência global de mercado. Tomem-se em apreço os dados da agência IDC, que deixa bem clara a tendência de quebra.
Ou seja, globalmente venderam-se menos computadores nos últimos meses, registando-se uma quebra generalizada com uma exceção - a Apple.
Por outro lado, tal como aponta a IDC, globalmente no segundo trimestre de 2023 o mercado caiu 13,4% face ao período homólogo, ou seja, o segundo trimestre de 2022.
Apple continua a surpreender o mercado com os seus Mac
Por outro lado, apesar de conseguir manter uma posição invejável neste mercado, a Apple não é a líder de vendas. Esse título pertence à Lenovo, fabricante com mais vendas de computadores portáteis com um total de 22% de quota de mercado.
No que lhe concerne, a Apple de Tim Cook tem uma quota de 8,6% de mercado, sendo realmente interessante aferir o seu crescimento perante um panorama tão adverso. Além de ter melhorado a sua posição face aos valores de 2022, a tecnológica conseguiu resistir à contração de mercado.
Em suma, a Apple cresceu 10% face à posição registada no ano passado, mostrando aqui uma sólida evolução de ano para ano. Por outro lado, certo é que a Lenovo continua a ocupar o primeiro lugar, ainda que tenha sido afetada por uma quebra de 18% nas vendas.
Lenovo é a líder de mercado, com a HP em segundo lugar
Entre as empresas mais afetadas temos a DELL que registou uma quebra de 22% no volume de computadores vendidos face ao período homólogo de 2022. Mais ainda, a HP, atual detentora do segundo lugar, manteve-se mais estável, com uma ligeira quebra de 0,8%.
Por fim, podemos concluir que o ímpeto dos processadores da própria Apple, os seus Apple Silicon conseguem efetivamente fazer a diferença e trazer nova luz aos seus modelos. Ainda assim, este grande mercado global acabaria por contrair 13,4% no período em apreço.
Editores 4gnews recomendam: