Microsoft Surface Pro: A nova geração já chegou a Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Para além do novo sistema operativo Windows 10 S e Surface Laptop: As apostas da Microsoft na educação

Com o Surface, a Microsoft abriu espaço para uma nova categoria no segmento dos computadores: a dos 2-em-1. Agora, com a apresentação do novo Pro, vem reforçar a sua liderança, apresentando um dispositivo com uma bateria com uma duração de 13.5 horas (50% mais bateria que a versão Pro 4), 2.5 vezes mais rápido que o Surface Pro 3 e com uma versatilidade e mobilidade incomparáveis. Tudo isto, com um design ainda mais leve e elegante.

Este é o novo Surface Pro

O novo Surface Pro é o computador mais poderoso da linha Pro até hoje. Afirma-se como um estúdio criativo móvel com um ecrã tátil PixelSense de 12.3” que suporta a nova Surface Pen. A caneta da Microsoft está mais responsiva (sensível), e a nova Dial em interações on e off screen.

A nova Surface Pen, duas vezes mais precisa que a versão anterior, foi melhorada com a adição do PixelSense Accelerator, permitindo uma escrita e desenho mais naturais, rápidos e fluídos. Mais ainda, esta Surface Pen ganhou ainda uma nova funcionalidade de deteção do ângulo de inclinação da caneta (“Tilt”) para uma melhor experiência de sombreado.

“Com o novo Surface Pro, criámos uma nova categoria e desafiámos o estado de arte do segmento dos computadores”, salienta Panos Panay, Corporate Vice President do segmento de Devices da Microsoft. “Desafiámos todos os limites com a redefinição do inovador Surface Book e com a transformação de um computador clássico num computador elegante, versátil, criativo, colaborativo e produtivo. Com o novo Surface Pro estamos novamente a desafiar os limites da categoria ao disponibilizar ao mercado um computador poderoso, versátil e um estúdio criativo móvel, num dispositivo fino e leve”. Diga-se de passagem que a última apresentação da Microsoft foi uma das melhores até à data!

O Surface Pro está mais versátil!

O novo Surface Pro foi redesenhado desde o seu interior com mais de 800 peças customizadas, para dar aos utilizadores um desempenho superior, proporcionado pela maior durabilidade da sua bateria.

Segundo consta, o novo Surface Pro terá uma autonomia 50% superior em comparação com o Pro 4. Tudo foi otimizado e redefinido: desde os rebordos mais suaves e arredondados às camaras que esbatem o painel frontal. Com apenas 8,5 mm de espessura e um peso a partir de 700 gramas, o novo Surface Pro é o mais leve da família Pro. Vem equipado com um processador Intel Core de 7ª geração e apresenta um design inovador e silencioso.

A nova capa teclado Surface Pro Signature Type Cover oferece um mecanismo responsivo mais rápido e de alta qualidade, com um espaço entre teclas de 1,3 mm, para uma experiência de digitação mais rápida e precisa.

O trackpad de vidro tem capacidade multi-toque de cinco dedos, permitindo uma precisão muito superior. Todo o teclado está revestido em Alcantara, um material suave e durável, que proporciona uma sensação de conforto acrescido para além de conferir uma estética mais elegante e atrativa.

A experiência com o novo Surface Pro torna-se imersiva, com uma nova dobradiça que se ajusta a 165 graus, permitindo ao consumidor criar a sua própria posição ideal para escrever ou desenhar, como num verdadeiro estúdio.

Temos ainda o ecrã de alta resolução 12.3” PixelSense que foi criado para permitir interação com a nova Surface Pen. Quando utilizada com o novo Surface Pro, a nova Surface Pen é duas vezes mais responsiva que a versão anterior. Apresenta 4.096 níveis de pressão, que garantem uma maior precisão e capacidade de resposta.

Preços e Data de chegada do Surface Pro

Estará disponível a partir de 949 euros (com IVA). O novo Surface Pro permitirá aos utilizadores customizar as suas experiências com uma coleção de opções coloridas para a nova Surface Pro Signature Type Cover, a nova Surface Pen e o Microsoft Surface Arc Mouse. Cada versão está disponível em diversos tons para que possa escolher o que melhor se adapta ao seu estilo pessoal: Platina, Bordô e Azul Cobalto.

O novo Surface Pro será lançado em 25 mercados no dia 15 de junho: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Itália, Coreia, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan Reino Unido e Estados Unidos.

No final deste ano o novo Surface Pro estará disponível numa versão com LTE Advanced, permitindo a leitura de cartões SIM, proporcionando uma maior mobilidade e possibilitando aos utilizadores trabalhar, colaborar e criar em qualquer lugar.

A Microsoft começou 2017 em força ao apresentar o novo sistema operativo Windows 10 S e o seu novo Surface Laptop. Por sua vez, o Surface Pro surge como uma pequena evolução face aos Pro 4. Destaca-se sobretudo pela reforçada autonomia de bateria, algo que de facto sentimos falta no modelo anterior. Temos ainda várias opções de personalização para cor e acessórios do Surface Pro.

Outros assuntos relevantes:

Waze, em fase beta, é finalmente integrado no Android Auto!

Amazon: Novos Fire 7 e Fire HD 8 começam hoje a ser enviados

Ainda é possível ter o Windows 10 de forma gratuita

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.