Surface Note é o conceito do smartphone dobrável da Microsoft

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente a Microsoft submeteu uma Motorola, Nokia e Huawei: uma disputa a três na luta pela preferência do consumidor

E é também aqui que entra o mítico Surface Phone. Todos conhecem a linha Surface da Microsoft como o que de melhor a empresa tem para nos oferecer. Desse modo, este smartphone que teima em não ser apresentado poderia ser a tábua de salvação da Microsoft no mercado mobile.

Mas um hipotético Surface Note poderia vir a ser uma outra mais valia para o portefólio da Microsoft. Este seria um dispositivo que serviria vários propósitos, bem ao estilo daquilo que a Microsoft nos tem habituado com a sua linha Surface.

O conceito aqui retratado foi concebido por Ryan Smalley, que nos entregou um trabalho de excelente qualidade. Tal como retratado nestas imagens, este Surface Note poderia vir a ser utilizado tanto como tablet como smartphone.

Quando na totalidade das suas dimensões, e com o suporte para a Surface Pen, o mesmo seria ideal para aqueles que procuram produtividade. Sabemos que em termos de tablets, o Windows 10 é aquele que melhor se consegue adaptar a estas funções. Assim, com o Surface Note, teríamos direito ao melhor de dois mundos. Até porque quando dobrado, seríamos contemplados com um simples smartphone.

Surface Note seria ideal para quem procura produtividade acima de tudo

Até em termos de software, Ryan Smalley retratou todo o potencial do Windows 10. Desde que o mesmo foi apresentado pela Microsoft, sempre foi caracterizado como um sistema operativo capaz de se adaptar a várias plataformas. Assim, quando em modo tablet, é apresentada uma versão do Windows 10 semelhante à de um qualquer PC. Já no módulo smartphone, vemos uma interface algo semelhante à de hoje em dia no Windows 10 Mobile.

Qual a probabilidade de algum dia vermos um Surface Note?

Se tivermos em conta o tempo que a Microsoft está a levar para nos mostrar o Surface Phone, eu diria que será muito difícil ou ainda a muitos anos de distância. Sinceramente, eu já nem me recordo há quanto tempo se começou a falar de um hipotético Surface Phone.

Se adicionarmos a esta equação o quão distantes parece ainda estarmos de ver um smartphone dobrável capaz de funcionar plenamente, temos o resultado acima descrito. Sabemos que este tipo de equipamentos está também dependente do seu hardware interno.

Não basta possuir um ecrã OLED que é capaz de se moldar. É ainda necessário que existam processadores, RAM´s, motherboards, discos e outros componentes capazes de acompanharem os diferentes estados do ecrã.

Como muitos dos conceitos que vemos por essa internet fora, também este pode muito bem nunca chegar a ser concretizado. Em todo o caso, fica um certo tipo de dica para a Microsoft, caso um dia ela venha mesmo a desenvolver um equipamento semelhante.

Outros assuntos relevantes:

Executivo pode ter revelado funcionalidades do iPhone 8

Oneplus 5 é totalmente revelado em anúncio publicitário

Attack On Titan (AoT): o fim da segunda temporada e o regresso em 2018

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.