A Microsoft cancelou vários dos seus projetos no passado, e fará o mesmo no futuro. Um deles foi o Surface Mini, um tablet Windows que nunca chegou a conhecer o mercado, embora tenha sido referido imensas vezes sob a forma de rumores.
O equipamento que introduziria a Microsoft no mercado dos pequenos tablets era dotado de Windows RT, aquela versão do sistema operativo que ninguém lembra com carinho. Contudo, para além dessa, mais Podcast – À conversa com Carlos Oliveira – Idealizamos o Super Smartphone!
Ora, o Surface Mini teria especificações bastante medianas e, na sua maioria, bastante semelhantes às dos smartphones da época. Ou seja, era claramente a tentativa da empresa de Redmond em fazer de um tablet (pequeno) um smartphone (grande), com Windows.
Estas eram as suas especificações:
Este era o interior do Microsoft Surface Mini, com Windows RT...
- Windows RT 8.1;
- Disponível em três cores diferentes;
- Capacidade para ser colocado em três posições distintas - tal como um Surface atual mas mais limitado;
- Ecrã de 7,5 polegadas;
- Qualcomm Snapdragon 800;
- 1/2GB de RAM;
- 32/64GB de memória interna;
- Capacidade para colocação de um MicroSD com vista à expansão de memória;
- Câmara de 5MP atrás e 2.1MP à frente;
- Surface Pen como acessório, entre outros.
Bem, teoricamente, até poderia ser um projeto viável. Contudo, a mudança de estratégia por parte da Microsoft e o falhanço do Windows RT deverão ter sido as principais razões para que o Surface Mini nunca chegasse a conhecer a luz do dia.
A verdadeira questão surge quando pensamos que a empresa de Redmond não terá esquecido este "projeto" e, por isso, que o mesmo poderá virar realidade no próximo ano ou depois.
Claro que, de uma forma totalmente diferente. E, como é óbvio, com vista ao mercado e, quem sabe, às massas. Teremos é de esperar um pouco mais para que isso venha a acontecer.
Outros assuntos relevantes: