Surface Duo: Microsoft já está a trabalhar na atualização para o Android 11

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Surface Duo foi apresentado em outubro do ano passado, mas o seu lançamento estava previsto para o final de 2020. No entanto, novos rumores apontam para que o smartphone possa chegar já nas próximas semanas.

Com o seu lançamento muito próximo, parece que a Microsoft já está a olhar para o futuro do Surface Duo. Por isso, a empresa americana já estará a trabalhar na respetiva atualização para o Android 11.

Isto significa que o Surface Duo será lançado com o Android 10. Mas com uma atualização prometida para breve, acredito que isso não deverá ser impedimento para que os consumidores optem por este equipamento.

Surface Duo será dos primeiros smartphones a receber o Android 11

O Android 11 ainda se encontra em fase beta, com o lançamento da sua versão final prevista para agosto. Os modelos Pixel serão, naturalmente, os primeiros a recebê-la, sendo da responsabilidade das marcas atualizar os seus produtos o mais breve possível.

Estando a Microsoft já a trabalhar nessa atualização, espera-se que o Surface Duo possa ser dos primeiros a receber o Android 11. Todavia, nada está garantido até porque não temos um historial da parte da empresa americana nas atualizações do Android onde nos basear.

A fonte revela ainda que a Microsoft está a trabalhar afincadamente para que as suas aplicações consigam tirar o máximo partido do ecrã duplo do Surface Duo. Isto para que elas possam servir de exemplo para o que os programadores devem fazer com as suas.

Especificações do Surface Duo deixam a desejar

  • Dois ecrãs AMOLED de 5,6" polegadas com uma resolução Full HD+
  • Processador Qualcomm Snapdragon 855
  • 6GB de memória RAM
  • 64GB / 256GB de memória interna, sem suporte para cartão microSD
  • Câmara de 11MP
  • Leitor de impressão digital (possivelmente no ecrã)
  • USB-C e suporte para Surface Pen
  • Bateria de 3460mAh
  • Android 10

As grandes críticas apontadas ao Surface Duo são o seu processador a sua câmara. O primeiro é o topo de gama do ano passado e pelo valor de venda do smartphone esperava-se mais.

Por outro lado, a Microsoft prometeu uma câmara de grande qualidade e qual não é o espanto quando vemos que o Surface Duo contará com apenas um sensor de 11MP. Dificilmente este será capaz de produzir resultados dignos dessa classificação.

Os últimos relatórios apontam para um lançamento antes da chegada do Samsung Galaxy Fold 2. A ser isso verdade, o Surface Duo deverá ser colocado à venda já em julho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Note 20 Ultra com algumas especificações reveladas antecipadamente
  • Xiaomi "congelou" desenvolvimento do MIUI 12! Entende as razões
  • Google Play Store: 9 jogos grátis de arcada que tens de experimentar!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.