Surface Duo é oficial! Conhece a resposta da Microsoft ao Samsung Galaxy Fold

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft aproveitou o seu evento de hoje para apresentar um dos seus mais recentes protótipos, o Surface Duo. Para surpresa de muitos, este irá marcar o regresso da Microsoft ao mercado dos smartphones.

O Microsoft Surface Duo irá surgir como resposta à nova tendência dos smartphones dobráveis, sem precisar de apresentar um ecrã maleável. Em vez disso, irá ter dois ecrãs que funcionarão em perfeita união.

Surface Duo é fruto da parceria entre a Microsoft e a Google

Depois de ter encerrado o desenvolvimento/suporte do Windows Mobile, a Microsoft decidiu recorrer ao Android para o seu novo smartphone. No entanto, Panos Panay fez questão de salientar que este smartphone será sempre um verdadeiro produto "Surface".

Ou seja, os utilizadores podem contar com uma perfeita integração de todos os serviços e aplicações do Windows, tal como os vários programas da família "Office".

Poderá este ser considerado um verdadeiro rival dos smartphones dobráveis?

Esta será certamente uma comparação que irá gerar muita controvérsia. O Surface Duo apresenta dois ecrãs de 5,6" polegadas que quando utilizados em conjunto, formam um painel de 8,3" polegadas.

No entanto, a separação entre os dois fica sempre bastante visível. Por isso, será certamente complicado conseguir utilizar os dois ecrãs como um único painel, especialmente para reprodução de vídeo e jogos.

O que torna o Microsoft Surface Duo tão especial

Ao contrário do que aconteceu com os smartphones dobráveis apresentados até ao momento, o Surface Duo tem como prioridade a produtividade dos utilizadores.

Para isso, vai possibilitar correr quatro aplicações em simultâneo, apresentando duas em cada painel. Além disso, pode também ser posicionado como se de um "mini portátil híbrido" se tratasse, utilizando um dos ecrãs como teclado.

Não há dúvida que este tipo de abordagem vai possibilitar uma grande variedade de utilizações, mas tudo irá depender do que a Microsoft irá conseguir preparar até ao seu lançamento oficial.

Um smartphone interessante, mas que apenas irá chegar dentro de um ano

Apesar de terem apresentado o Surface Duo durante o evento de hoje, a Microsoft revelou que este é ainda um protótipo. Mais, o seu lançamento oficial está apenas previsto para o Natal de 2020.

No que respeita às suas especificações, não foram revelados nenhuns detalhes. Foi apenas confirmado que as unidades presentes no evento tinham equipado o processador Qualcomm Snapdragon 855, mas isso irá certamente ser alterado até à data de lançamento.

Uma coisa é certa, para que o Microsoft Surface Duo consiga ganhar algum destaque neste mercado tão competitivo, vai precisar de chegar com especificações topo de gama, câmaras de excelência e um preço competitivo.

Editores 4gnews recomendam:

  • As melhores colunas Bluetooth que podes comprar em 2019
  • Surface Pro X é oficial: conhece o novo híbrido da Microsoft
  • Google deve lançar Pixel Buds 2 em conjunto com o Pixel 4
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.