É mais uma arma da BYD para reforçar a hegemonia do mercado global dos veículos elétricos, aproveitando agora a expansão das plataformas de transporte de passageiros em vários mercados internacionais.
O fabricante líder de EVs e a Uber acabam de anunciar a criação de uma ‘super parceria’, que prevê a colocação de cerca de 100 mil veículos elétricos BYD nas estradas, integrados nesta plataforma de transportes.
Além dos naturais objetivos financeiros, ambas as empresas acreditam que esta aliança poderá também dar um forte impulso à transição dos automóveis a combustão para os veículos elétricos, protagonizado por um dos grupos profissionais mais sensível a esta questão: os motoristas das plataformas de transporte ligeiro.
Europa inicia projeto – EUA, para já, de fora
As primeiras estradas a receber os veículos da BYD com base nesta parceria estão na Europa e na América Latina. Seguem-se vários ‘mercados-chave’ como o Canadá, Médio-Oriente, Austrália e Nova Zelândia. De fora deste acordo fica o mercado dos EUA.
O acordo prevê a disponibilização dos veículos BYD “com os melhores preços e financiamentos da categoria”, visando tornar a eletrificação “mais acessível para motoristas da Uber”.
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, refere em comunicado que “quando um motorista da Uber faz a troca para um EV, ele consegue proporcionar até quatro vezes mais benefícios para o ambiente ao nível das emissões, em comparação com um motorista com um veículo comum [a combustão]”.
Já a Vice-Presidente da BYD, Stella Li, admite que a empresa pretende acelerar a transição para os veículos elétricos e tornar o transporte verde acessível para todos: “esta colaboração marca uma nova era na eletrificação da mobilidade urbana, e estamos ansiosos para ver os nossos EVs de topo a tornarem-se numa visão comum nas ruas de cidades de todo o mundo”.