Super Mario Bros. 3 para a NES bate recorde em leilão. Este é o jogo mais caro de sempre!

Vitor Urbano
Comentar

Hoje em dia, já não é grande surpresa vermos jogos antigos e outros colecionáveis como cartas de Pokémon, serem vendidos por quantidades exorbitantes de dinheiro. No entanto, é sempre impressionante quando vemos um determinado jogo voltar a bater recordes que já estabeleceram valores inacreditáveis.

Ontem, voltou-se a fazer história na Hritage Auctions, ao ser anunciado que venderam uma cópia extremamente rara do Super Mario Bros. 3 para a Nintendo Entertainment System (NES). Este exemplar, ainda selado, foi vendido por um montante recorde de $156,000, tornando-se no mais caro vídeo-jogo de sempre.

Super Mario Bros 3 NES recorde venda

O que tem esta cópia do Super Mario Bros. 3 de tão especial?

De acordo com a Heritage Auctions, cópias seladas do Super Mario Bros. 3 são cada vez mais raras, especialmente nestas condições e com este grafismo. Além de ter recebido uma classificação de 9.2 A+ da WATA Games, esta cópia do Super Mario Bros. 3 tem um detalhe ainda mais raro na sua capa.

Existe um "erro" nesta rara edição do jogo, onde o "Bros." está posicionado à esquerda do resto do nome, sobrepondo-se à mão do Super Mario. Este pode parecer um detalhe irrelevante, mas neste mercado, pode significar uma diferença de preço de largos milhares de euros.

Super Mario Bros 3 NES comum

Como podes ver no grafismo mais comum para este jogo, a palavra passou a ser posicionada por cima da cabeça de Mario, não interferindo com mais nenhum elemento da imagem.

Outro ponto determinante para o valor inacreditável deste leilão que terminou a rondar os 131 mil euros, foi o estado de preservação do jogo. A classificação de 9.2 A+ por parte da WATA Games significa que esta cópia selada do Super Mario Bros. 3 está praticamente em perfeitas condições, mesmo sendo uma cópia com 30 anos.

Para teres uma melhor ideia da influência que pequenas alterações no seu estado podem ter, a Heritage referiu um outro leilão realizado em junho, onde uma cópia do mesmo título (grafismo idêntico) vendeu por "apenas" 38 mil dólares. A única diferença estava no seu estado, que recebeu uma classificação de 9.0 A da WATA Games.

Super Mario Bros continua a dominar o mundo dos vídeo-jogos vintage

Este é um mercado que continua a crescer a olhos vistos, existindo cada vez mais pessoas a olhar para este "mundo" como uma excelente oportunidade de investimento. Por isso, não é com grande surpresa que vemos os atuais recordes serem quebrados constantemente.

No entanto, continua a não haver grandes dúvidas de que o Super Mario Bros irá continuar a dominar este segmento durante largos anos, continuando a ser o mais popular, mais procurado e mais valioso ítem da atualidade.

Em jeito de comparação, uma cópia selada do Pokémon Red para o Nintendo Gameboy (1998) foi vendida ontem por 84 mil dólares, estabelecendo um novo recorde para jogos do Pokémon.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.