Super Mario Bros. 3 para a NES bate recorde em leilão. Este é o jogo mais caro de sempre!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje em dia, já não é grande surpresa vermos jogos antigos e outros colecionáveis como cartas de Pokémon, serem vendidos por quantidades exorbitantes de dinheiro. No entanto, é sempre impressionante quando vemos um determinado jogo voltar a bater recordes que já estabeleceram valores inacreditáveis.

Ontem, voltou-se a fazer história na Hritage Auctions, ao ser anunciado que venderam uma cópia extremamente rara do Super Mario Bros. 3 para a Nintendo Entertainment System (NES). Este exemplar, ainda selado, foi vendido por um montante recorde de $156,000, tornando-se no mais caro vídeo-jogo de sempre.

O que tem esta cópia do Super Mario Bros. 3 de tão especial?

De acordo com a Heritage Auctions, cópias seladas do Super Mario Bros. 3 são cada vez mais raras, especialmente nestas condições e com este grafismo. Além de ter recebido uma classificação de 9.2 A+ da WATA Games, esta cópia do Super Mario Bros. 3 tem um detalhe ainda mais raro na sua capa.

Existe um "erro" nesta rara edição do jogo, onde o "Bros." está posicionado à esquerda do resto do nome, sobrepondo-se à mão do Super Mario. Este pode parecer um detalhe irrelevante, mas neste mercado, pode significar uma diferença de preço de largos milhares de euros.

Como podes ver no grafismo mais comum para este jogo, a palavra passou a ser posicionada por cima da cabeça de Mario, não interferindo com mais nenhum elemento da imagem.

Outro ponto determinante para o valor inacreditável deste leilão que terminou a rondar os 131 mil euros, foi o estado de preservação do jogo. A classificação de 9.2 A+ por parte da WATA Games significa que esta cópia selada do Super Mario Bros. 3 está praticamente em perfeitas condições, mesmo sendo uma cópia com 30 anos.

Para teres uma melhor ideia da influência que pequenas alterações no seu estado podem ter, a Heritage referiu um outro leilão realizado em junho, onde uma cópia do mesmo título (grafismo idêntico) vendeu por "apenas" 38 mil dólares. A única diferença estava no seu estado, que recebeu uma classificação de 9.0 A da WATA Games.

Super Mario Bros continua a dominar o mundo dos vídeo-jogos vintage

Este é um mercado que continua a crescer a olhos vistos, existindo cada vez mais pessoas a olhar para este "mundo" como uma excelente oportunidade de investimento. Por isso, não é com grande surpresa que vemos os atuais recordes serem quebrados constantemente.

No entanto, continua a não haver grandes dúvidas de que o Super Mario Bros irá continuar a dominar este segmento durante largos anos, continuando a ser o mais popular, mais procurado e mais valioso ítem da atualidade.

Em jeito de comparação, uma cópia selada do Pokémon Red para o Nintendo Gameboy (1998) foi vendida ontem por 84 mil dólares, estabelecendo um novo recorde para jogos do Pokémon.

Editores 4gnews recomendam:

  • VPN perfeita com desconto de 83% por tempo limitado! (Black Friday)
  • Os 5 melhores acessórios oficiais a comprar para a PS5
  • Sony promete novidades para breve do seu concorrente ao Xbox Game Pass
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.