painel solar

Sejamos sinceros, nem eu nem tu gostamos de receber as contas da nosso fornecedor de energia em casa com valores consideráveis mas também são poucos os esforços que fazemos para reduzir a nossa pegada energética. A Google pode estar perto de nos ajudar a resolver estas situações e perceber qual a melhor maneira de utilizar instalações solares em nossa casa através do projeto Sunroof de forma a poupar na fatura energética ao final do mês.

Ainda numa fase inicial e apenas presente nos Estados Unidos, o Sunroof é uma tecnologia da Google que utiliza os mapas desta, entre outros dados, para verificar qual o potencial solar do telhado da tua casa i.e., o número de horas que a luz solar incide sobre a tua casa (considerando várias posições do sol) e assim dar-te uma estimativa de quanto poderias poupar utilizando uma instalação solar adequada às características da tua casa.

   
Project Sunroof demo
Demonstração do Sunroof numa rua nos Estados Unidos

Depois de feita a avaliação da tua moradia a Google quer também agilizar e facilitar o processo de instalação dos paneis dando-te a possibilidade de entrares em contacto com empresas, especializadas neste tipo de instalações na tua área, diretamente através da aplicação.

O projeto chegou aos ouvidos da Internet no final do ano passado e ficou presente recentemente nos 50 estados dos EUA, o que pode querer dizer que a expansão internacional pode estar para breve. Neste momento é possível subscrever a actualizações por email do projeto introduzindo a nossa localização, país, e o nosso código postal, esperando assim que quando a tecnologia chegue perto de nós sejamos avisados instantaneamente!

Sabe mais sobre o projeto Sunroof aqui.

Talvez queiras ver:

A tentar mudar o mundo linha de código a linha de código. Estudante de Eng. Informática, "Software Developer" nos tempos livres e apaixonado desde sempre por tecnologia.