Huawei lança a app StorySign para enriquecer a vida de crianças surdas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com um nobre intuito, a Comissão Europeia – A Europa deve desconfiar da Huawei

A app para android da Huawei conta com um avatar, a Star. Personagem que orienta as crianças e os pais através de um livro infantil selecionado, traduzindo-o em linguagem de sinais. Afirma conseguir fazer uma tradução e ir assinando a história em tempo real.

O ponto de partida para a app StorySign da Huawei

Existem aproximadamente 32 milhões de crianças surdas em todo o mundo. Muitas delas lutam para aprender a ler. Principalmente devido à falta de recursos para colmatar as diferenças entre linguagem de sinais e a leitura.

Um novo estudo Huawei indicou que os pais de crianças surdas em Portugal passam mais tempo a ler diariamente aos seus filhos. Isto face aos pais de crianças com capacidades auditivas. Nesse sentido registando uma média de 43 minutos em comparação com 27 minutos, respetivamente. As estatísticas indicam também que a maioria dos surdos com 16 anos tem uma média de idade de aprendizagem da leitura aos nove anos.

Em primeiro lugar, os sinais gestuais não têm uma forma escrita. Isto pois não existe uma tradução literal palavra por palavra. Em suma, algo que representa um grande desafio para as crianças surdas na aprendizagem da leitura.

Em segundo lugar, paralelamente à falta de recursos, muitas crianças não têm acesso à linguagem de sinais nos momentos cruciais da aprendizagem inicial. Nesse sentido, 90% das crianças surdas têm pais com capacidades auditivas.

Chama-se StorySign e chega aos dispositivos móveis Android

Por conseguinte, 81% dos pais em Portugal admitiram que só conhecem parcialmente a linguagem de sinais ou não a conhecem na totalidade. A nova app da Huawei para dispositivos móveis Android quer mudar isso mesmo.

Os pais de crianças com capacidades auditivas acreditam que a leitura representa para os seus filhos uma parte vital do desenvolvimento. Nesse sentido impactando positivamente a sua imaginação (67%), conhecimento (65%) bem como a capacidade de comunicação (67%).

Aqui enquanto 39% desses pais afirmam que a leitura de histórias juntos contribuem para relaxar os seus filhos. Nesse sentido ajudando a alcançar níveis mais baixos de stress.

Ler em conjunto também é importante para fortalecer a relação. Nesse sentido, 57% dos pais dizem que ler em conjunto com os filhos é a atividade que eles mais valorizam. Entretanto, 29% dos pais afirmam que ler histórias em criança era uma de suas memórias mais preciosas.

A App StorySign é gratuita e já chegou a Portugal

Lançado pela Huawei e apresentando o acarinhado livro "Onde está o Bolinha?" de Eric Hill no lançamento, a StorySignjá está disponível gratuitamente em Portugal. Nesse sentido, chega a tempo do Natal, uma época em que os momentos familiares de qualidade são uma prioridade.

A App para Android foi desenvolvida com uma compreensão da sintaxe de sinais de forma a garantir uma tradução e experiência de utilizador perfeitas. Por conseguinte, a app StorySign ajuda a abrir o mundo dos livros às crianças surdas e às suas famílias.

Ora, em primeiro lugar os utilizadores simplesmente seguram o telefone Android sobre as palavras na página. Em seguida o avatar “Star” faz seguir a história enquanto as palavras impressas são destacadas. Em suma, isto ajuda pais e filhos a aprenderem a ler juntos ao seu próprio ritmo.

Trata-se de uma nova app da Huawei para dispositivos Android

Na Huawei, acreditamos no poder da IA e também que a tecnologia pode fazer uma diferença positiva no mundo”. Afirma em primeiro lugar Andrew Garrihy, CMO da Huawei Western Europe.

Em segundo lugar acrescenta. “Criámos a app StorySign para ajudar as famílias com crianças surdas a aproveitar e enriquecero tempo de leitura de histórias. Esperamos que, ao aumentar a consciencialização sobre as questões da alfabetização da comunidade de surdos, as pessoas sejam incentivadas a doar ou apoiar um dos fantásticos parceiros de responsabilidade social. Parceiros com os quais estamos trabalhamos em toda a Europa.”

Podes descarregar AQUI a app StorySign para o teu Android

A StorySign pode ser descarregada gratuitamente na Google Play Store e na Huawei AppGallery em 10 mercados da Europa Ocidental. A Huawei trabalhou com instituições de responsabilidade social locais sob a European Union of the Deaf, a editora Penguin e especialistas em animação da Aardman para desenvolver a aplicação.

Em suma, uma nova app gratuita, desenvolvida pela Huawei e com uma nobre intenção. Um bem haja a este tipo de novas iniciativas e que mais fabricantes sigam o seu bom exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

‘Herdeira do trono’ poderá ser condenada até 30 anos de prisão

Huawei enfrenta problemas em todos estes países

Filha do fundador da Huawei (CFO da marca) presa no Canadá

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.