Stellantis Mangualde começa a produzir carros elétricos ‘made in Portugal’ - vê quais são os modelos

Desde o primeiro dia de outubro que a Stellantis de Mangualde está a produzir automóveis ligeiros de passageiros e comerciais 100% elétricos.

Esta unidade torna-se assim na primeira fábrica em Portugal a produzir em série este tipo de veículos, apostando na produção de carros de quatro marcas – Citroën, Opel, Fiat e Peugeot.

Oito novos modelos em produção

Stellantis começa a produzir carros elétricos ‘made in Portugal’ em Mangualde
A fábrica de Mangualde vai produzir oito modelos ligeiros comerciais e de passageiros de quatro marcas pertencentes ao Grupo Stellantis: Citroën, Opel, Fiat e Peugeot.
Imagem: Stellantis

A produção dos novos veículos 100% elétricos na Stellantis de Mangualde tornou-se possível após as transformações introduzidas na fábrica na sua área industrial, tanto nos setores de montagem, como na ferragem.

A informação é avançada pela Stellantis em comunicado, no qual destaca a nova linha de montagem de baterias para os veículos elétricos, numa área “de mais de 800 m2 que levou à criação de 63 novos empregos e à formação específica de toda a equipa técnica”.

O início da produção em série segue-se a um período de três meses em que a Stellantis de Mangualde produziu as primeiras unidades pré-série dos novos veículos 100% elétricos.

Em termos práticos, a fábrica de Mangualde passa a produzir oito modelos elétricos de quatro das marcas do Grupo Styellantis:

  • Citroën ë-Berlingo
  • Citroën ë-Berlingo (versão comercial)
  • Citroën ë-Berlingo Van
  • Citroën ë-Berlingo Van (versão comercial)
  • Fiat e-Doblò
  • Opel Combo-e
  • Peugeot E-Partner
  • Peugeot E-Rifter

Todos os modelos têm como destino o mercado português e a exportação.

Stellantis começa a produzir carros elétricos ‘made in Portugal’ em Mangualde
Imagem: Stellantis

A nova vida da fábrica portuguesa insere-se no Dare Forward 2030, o plano estratégico da Stellantis que prevê “alcançar emissões líquidas neutras em carbono até 2038", em todas as atividades, "com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões”.

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News