Steam volta a bater recorde com número astronómico de jogadores!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A plataforma de videojogos Steam voltou este mês a bater o seu recorde de número de utilizadores em simultâneo, com mais de 26 milhões de jogadores a povoar os seus servidores. Em janeiro já tinha sido estabelecido novo recorde, mas parece que os efeitos da pandemia e novo confinamento generalizado estão a levar cada vez mais jogadores para a plataforma da Valve.

A pandemia tem também contribuído para a subida de popularidade de certos jogos de sobrevivência, como Rust. Este título tem-se revelado um fenómeno nos últimos tempos graças ao número de streamers que o joga na Twitch.

Steam é cada vez mais a plataforma de eleição no PC

A Steam estreou recentemente um cliente dedicado aos jogadores chineses (ainda em fase beta), facto que também contribui para estes números em constante crescimento.

Alguns jogos, como Tale of Immortal, estão apenas disponíveis em chinês simplificado e entraram recentemente em Acesso Antecipado. A mobilização de jogadores do território é notória e ajuda a catapultar o número de utilizadores da Steam.

Depois temos, claro, a popularidade de alguns clássicos da Steam como Counter-Strike: Global Offensive que conta com mais de um milhão de jogadores em simultâneo. Dota 2 está agora nos 600 mil jogadores e Apex Legends conta com mais de 180 mil combatentes nos seus melhores dias.

Steam a crescer muito desde 2020

Em fevereiro de 2020 a Steam registou 18.8 milhões de jogadores em simultâneo, por isso é fácil de verificar o crescimento da plataforma ao longo dos últimos 12 meses.

A Valve garante que o crescimento da Steam começou antes da pandemia e do primeiro período de confinamento, sem nunca negar o efeito que o atual cenário mundial tenha contribuído e muito para que mais pessoas estejam a comprar e jogar videojogos.

O presente ano vai marcar a chegada de alguns títulos bastante aguardados, pelo que será de esperar que estes números continuem a subir.

Editores 4gnews recomendam:

  • PS5 e XSX: remaster de Red Dead Redemption pode chegar antes de GTA 6
  • GTA 6: novo rumor sugere lançamento em 2023 e dezenas de outros detalhes!
  • YouTuber gasta fortuna na maior PS5 do mundo e bate recorde do Guiness! (vídeo)
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.