A Steam atualizou recentemente as suas diretrizes relativamente à remoção de jogos da sua plataforma. Esta nova regra permite que um jogo seja banido caso viole as regras definidas pelas instituições gestoras de pagamentos.
Esta possibilidade está a gerar algum receio junto da comunidade gaming. Essa inquietação prende-se sobretudo com o poder que estas instituições terão doravante e como isso possa levar a remoções arbitrárias.
Tal como revela a página SteamDB no X, essa clausula permite a remoção de "conteúdo que possa violar as regras e padrões estabelecidos pelos processadores de pagamento na Steam e redes de cartões e bancos relacionados, ou provedores de rede de internet".
Empresas como Mastercard ou Visa poderão banir jogos da Steam
Aquilo que a clausula acima diz é que empresas financeiras, como a Mastercard ou Visa, terão voz no que respeita à remoção de jogos da Steam. Caso esta concluam que um determinado jogo viola as suas regras, elas poderão iniciar um processo para banir esse jogo.
Especula-se que esta regra possa ser já responsável pela recente remoção de um conjunto de jogos da Steam. Embora não tenham sido reveladas as razões que originaram a remoção desses jogos, o momento é bastante suspeito.
O principal alvo desta regra é o conteúdo adulto
A mesma clausula que já citamos acima diz ainda que serão afetados "certos tipos de conteúdo somente para adultos". Este parece ser o principal alvo das novas regras impostas pela Steam, porém, o receio do abuso deste poder já atormenta alguns jogadores.
Instituições de pagamentos como a Mastercard ou Visa têm redobrado esforços para combater o uso das suas plataformas para a compra de conteúdo adulto. Por exemplo, estas empresas removeram os seus métodos de pagamentos da plataforma Pornhub em 2020.
As novas regras definidas pela Steam ajudam estas empresas no combate à compra de conteúdo adulto e até aqui nada de mal. O receio que se gerou entretanto é o possível abuso deste poder, simplesmente porque elas podem não concordar com algum detalhe.
O vasto leque de jogos já removidos recentemente da Steam tinha temas sexuais óbvios e palavras como "incesto" no título. Portanto, as regras definidas parecem esta a ser cumpridas e esperamos que continue dessa forma.