Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Steam tem nova regra para banir jogos que está a gerar alguma controvérsia

As novas diretrizes da Steam contam com uma nova alínea que possibilita a remoção de jogos da sua plataforma que pode abrir uma caixa de pandora.

Steam

A Steam atualizou recentemente as suas diretrizes relativamente à remoção de jogos da sua plataforma. Esta nova regra permite que um jogo seja banido caso viole as regras definidas pelas instituições gestoras de pagamentos.

Esta possibilidade está a gerar algum receio junto da comunidade gaming. Essa inquietação prende-se sobretudo com o poder que estas instituições terão doravante e como isso possa levar a remoções arbitrárias.

Tal como revela a página SteamDB no X, essa clausula permite a remoção de "conteúdo que possa violar as regras e padrões estabelecidos pelos processadores de pagamento na Steam e redes de cartões e bancos relacionados, ou provedores de rede de internet".

Steam has added a new rule disallowing games that violate the rules and standards set forth by payment processors and card networks, or internet network providers.At the same time, many incest themed games were removed from the store. pic.twitter.com/JHun6IZWyn

— SteamDB (@SteamDB) 16 de julho de 2025

Empresas como Mastercard ou Visa poderão banir jogos da Steam

Aquilo que a clausula acima diz é que empresas financeiras, como a Mastercard ou Visa, terão voz no que respeita à remoção de jogos da Steam. Caso esta concluam que um determinado jogo viola as suas regras, elas poderão iniciar um processo para banir esse jogo.

Especula-se que esta regra possa ser já responsável pela recente remoção de um conjunto de jogos da Steam. Embora não tenham sido reveladas as razões que originaram a remoção desses jogos, o momento é bastante suspeito.

O principal alvo desta regra é o conteúdo adulto

A mesma clausula que já citamos acima diz ainda que serão afetados "certos tipos de conteúdo somente para adultos". Este parece ser o principal alvo das novas regras impostas pela Steam, porém, o receio do abuso deste poder já atormenta alguns jogadores.

Instituições de pagamentos como a Mastercard ou Visa têm redobrado esforços para combater o uso das suas plataformas para a compra de conteúdo adulto. Por exemplo, estas empresas removeram os seus métodos de pagamentos da plataforma Pornhub em 2020.

As novas regras definidas pela Steam ajudam estas empresas no combate à compra de conteúdo adulto e até aqui nada de mal. O receio que se gerou entretanto é o possível abuso deste poder, simplesmente porque elas podem não concordar com algum detalhe.

O vasto leque de jogos já removidos recentemente da Steam tinha temas sexuais óbvios e palavras como "incesto" no título. Portanto, as regras definidas parecem esta a ser cumpridas e esperamos que continue dessa forma.

Promoção do dia

DJI Mini 4 Pro (DJI RC 2), drone mini dobrável com câmara de vídeo 4K para adultos
DJI Mini 4 Pro (DJI RC 2)Drone mini dobrável com câmara de vídeo 4K para adultos
752,22 €Amazon ES
1.015,51 €-26%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.