Steam Deck: nova consola portátil da Valve tem data de lançamento confirmada

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A nova consola portátil da Valve devia estar atualmente nas lojas. Todavia, devido aos atrasos provocados também pela atual escassez de componentes a nova plataforma de jogos só chegará em fevereiro. Agora, temos nova data para o lançamento da consola portátil Steam Deck, uma das apostas mais promissoras da Valve.

Segundo a própria empresa, as vendas começarão no dia 25 de fevereiro. Até lá, a gigante do mundo gaming aproveitará para acumular stock para dar resposta aos volumes iniciais de encomendas, contando já com os atrasos na cadeia de produção e fornecimento que continuam a afetar a indústria.

Valve quer a Steam Deck nas lojas a 25 de fevereiro

Face aos planos iniciais de comercialização em dezembro de 2021 a data seria alterada para janeiro de 2022. No entanto, também esta previsão seria frustrada devido aos atrasos globais na produção de componentes como chips e semicondutores.

Agora, podemos ter a nova consola portátil nas lojas a partir do dia 25 de fevereiro em mercados selecionados. Ao que tudo indica, a partir desse dia os utilizadores que efetuaram a reserva da consola portátil receberão um email com o convite para fazerem a compra.

Posteriormente, a consola Steam Deck começará a chegar às mãos dos utilizadores a partir do dia 28 de fevereiro, contabilizando já o prazo de envio das encomendas.

Valve promete novos lotes de consolas todas as semanas

A tecnológica deu ainda a saber que tenciona disponibilizar novos lotes de consolas a cada nova semana. Esta é uma das medidas a implementar para dar gradualmente resposta aos volumes de encomendas colocados pelos consumidores.

Recordamos que existem três configurações para a consola Steam Deck, com 64 GB de armazenamento interno eMMC (399 dólares); com 256 GB de armazenamento interno NVMe (529 dólares) e, por fim, o modelo de topo com 512 GB de armazenamento NVMe SSD a custar 649 dólares.

A consola portátil conta com um processador quad-core da AMD baseado na arquitetura Zen 2. Tem ainda um processador gráfico baseado na arquitetura RDNA 2 da AMD, bem como 16 GB de memória LPDDR5 e até 512 GB de armazenamento SSD.

Aponta-se ainda o ecrã de 7 polegadas com resolução HD (720p) sensível ao toque, com 1280 x 800 pixeis e formato 16:10. O painel atinge um brilho máximo de 400 nits de acordo com a Valve, além de ter uma taxa de atualização padrão a 60 Hz.

Por fim, destacamos a conetividade Bluetooth 5.0 para, por exemplo, emparelhar um controlador. Tem ainda o padrão Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, bem com o sistema operativo Steam OS 3.0 e uma bateria de 40 Wh com autonomia para 8 horas de jogo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung quer que utilizadores europeus tenham atualizações mais rápidas
  • Xiaomi: novo compressor portátil já é o mais vendido na Amazon
  • Apple é a marca mais valiosa de 2022, mas cuidado com o TikTok
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.