Steam Deck: nova consola portátil da Valve tem data de lançamento confirmada

Rui Bacelar
Comentar

A nova consola portátil da Valve devia estar atualmente nas lojas. Todavia, devido aos atrasos provocados também pela atual escassez de componentes a nova plataforma de jogos só chegará em fevereiro. Agora, temos nova data para o lançamento da consola portátil Steam Deck, uma das apostas mais promissoras da Valve.

Segundo a própria empresa, as vendas começarão no dia 25 de fevereiro. Até lá, a gigante do mundo gaming aproveitará para acumular stock para dar resposta aos volumes iniciais de encomendas, contando já com os atrasos na cadeia de produção e fornecimento que continuam a afetar a indústria.

Valve quer a Steam Deck nas lojas a 25 de fevereiro

Valve Steam Deck

Face aos planos iniciais de comercialização em dezembro de 2021 a data seria alterada para janeiro de 2022. No entanto, também esta previsão seria frustrada devido aos atrasos globais na produção de componentes como chips e semicondutores.

Agora, podemos ter a nova consola portátil nas lojas a partir do dia 25 de fevereiro em mercados selecionados. Ao que tudo indica, a partir desse dia os utilizadores que efetuaram a reserva da consola portátil receberão um email com o convite para fazerem a compra.

Posteriormente, a consola Steam Deck começará a chegar às mãos dos utilizadores a partir do dia 28 de fevereiro, contabilizando já o prazo de envio das encomendas.

Valve promete novos lotes de consolas todas as semanas

Steam Deck launches on February 25th, 2022! 🎉https://t.co/6WKynbibkv pic.twitter.com/Un54Jwdq1H

— Steam (@Steam) 26 de janeiro de 2022

A tecnológica deu ainda a saber que tenciona disponibilizar novos lotes de consolas a cada nova semana. Esta é uma das medidas a implementar para dar gradualmente resposta aos volumes de encomendas colocados pelos consumidores.

Recordamos que existem três configurações para a consola Steam Deck, com 64 GB de armazenamento interno eMMC (399 dólares); com 256 GB de armazenamento interno NVMe (529 dólares) e, por fim, o modelo de topo com 512 GB de armazenamento NVMe SSD a custar 649 dólares.

This is @ondeck, the official Steam Deck Twitter account. We'll be sharing production updates, posts from developers who have dev kits out in the world, and videos of games that the Steam Deck team has been playing. Let us know what games you’d like to see on Deck! pic.twitter.com/IhS0fM1NHL

— Steam Deck (@OnDeck) 14 de outubro de 2021

A consola portátil conta com um processador quad-core da AMD baseado na arquitetura Zen 2. Tem ainda um processador gráfico baseado na arquitetura RDNA 2 da AMD, bem como 16 GB de memória LPDDR5 e até 512 GB de armazenamento SSD.

Aponta-se ainda o ecrã de 7 polegadas com resolução HD (720p) sensível ao toque, com 1280 x 800 pixeis e formato 16:10. O painel atinge um brilho máximo de 400 nits de acordo com a Valve, além de ter uma taxa de atualização padrão a 60 Hz.

Por fim, destacamos a conetividade Bluetooth 5.0 para, por exemplo, emparelhar um controlador. Tem ainda o padrão Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, bem com o sistema operativo Steam OS 3.0 e uma bateria de 40 Wh com autonomia para 8 horas de jogo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com