Steam começa o ano em grande com novo marco histórico!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A Valve arranca o novo ano com excelentes notícias depois de ter divulgado que pela primeira vez na sua história mais de 25 milhões de jogadores utilizaram a sua plataforma digital para PC, a Steam.

Esta é a sétima vez que este marco em particular é batido nos últimos 12 meses. Em dezembro passado, a Steam passou os 24,5 milhões em simultâneo, comprovando a tendência para atrair mais utilizadores nas época festiva. Antes deste recorde, o maior número de jogadores na plataforma ao mesmo tempo foi de 22 milhões.

Segundo a SteamDB a plataforma da Valve chegou aos 25,415,080 utilizadores em simultâneo no sábado, dia 2 de janeiro de 2021.

Pandemia contribuiu para recorde de utilizadores na Steam

O cenário pandémico contribuiu para o primeiro grande pico de utilizadores deste ano, com o confinamento e período de telescola a empurrar muitos jogadores para os seus PCs. Os meses seguintes registaram algum abrandamento, mas o agravamento das medidas restritivas no último terço de 2020 voltaram a levar mais gente para casa e para a Steam.

Claro que podemos sempre considerar outros fatores, como o tempo mais frio, as férias escolares e de muitos trabalhadores ou o lançamento de jogos muito antecipados como Cyberpunk 2077. Dezembro é tradicionalmente um mês onde mais pessoas têm mais tempo livre, por isso este número não será muito surpreendente.

Steam está em fase de Promoções de Inverno

Outro fator importante é o facto da Steam estar neste momento com as suas habituais Promoções de Inverno, que duram até dia 5 de janeiro. Várias pessoas aproveitam a altura para rechear as suas bibliotecas de jogos, estando permanentemente ligados para não perderem qualquer oferta de última hora que possa aparecer na loja.

De referir ainda que nem todos estes utilizadores estariam a jogar ao mesmo tempo, com muitas contas certamente ligadas mas sem atividade. Aliás, a SteamDB avança que "apenas" 7,4 milhões de pessoas estariam a jogar de forma ativa no sábado passado.

Editores 4gnews recomendam:

  • DualSense em promoção: comando da PS5 mais barato do que em Portugal
  • Nintendo Switch coloca dezenas de jogos em promoção! (tempo limitado)
  • Cyberpunk 2077: primeiro DLC prometido para o início de 2021
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.