Demorou, mas chegou. A Electronic Arts (EA) revelou finalmente o nome do jogo de estratégia tática baseado no universo Star Wars. Anunciado em 2022, o jogo chama-se Star Wars: Zero Company, será para um jogador e por turnos, e tem apresentação marcada para o dia 19 de abril, durante a Star Wars Celebration Japan, em Tóquio.
Produção da Respawn, ao comando do Bit Reactor
Um site oficial do jogo da EA já descreve Zero Company como um "jogo tático para um jogador baseado em turnos", e confirma que o título será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
O jogo está a ser desenvolvido por duas equipas de peso. A Respawn Entertainment, que já conhecemos dos aclamados Jedi: Fallen Order e Jedi: Survivor, está a produzir o projeto. A liderar o desenvolvimento está o Bit Reactor, um estúdio recém-criado, mas formado por veteranos da Firaxis Games, responsáveis por clássicos como XCOM e Civilization.
Além destes, estão envolvidos no desenvolvimento do jogo a EA, a Lucasfilm Games e a Disney. Ou seja, quem já passou horas a planear movimentos no campo de batalha por turnos pode preparar-se: o ADN tático está garantido.
Primeiro teaser chega já este fim de semana
Apesar de ainda não haver data de lançamento definida, a EA confirmou que um "primeiro vislumbre" do jogo será mostrado já neste fim de semana, na Star Wars Celebration Japan, com a promessa de mais detalhes e, quem sabe, um primeiro trailer.
Entretanto, imagens não oficiais do jogo começaram a circular na internet no mês passado, o que só aumentou a expetativa em torno deste novo capítulo no universo da saga.
Um dos 3 projetos anunciados — mas nem todos sobreviveram
O anúncio de Zero Company é o mais recente fruto da promessa feita pela Respawn em janeiro de 2022, quando revelou que estava a trabalhar em 3 jogos de Star Wars.
O primeiro foi Jedi: Survivor, lançado em 2023; o segundo é este Zero Company; e o terceiro seria um FPS completamente novo, liderado por Peter Hirschmann (criador de Medal of Honor e ex-LucasArts), mas acabou por ser cancelado.
A notícia do cancelamento chegou no ano passado, juntamente com o anúncio de cerca de 700 demissões na EA. Segundo Laura Miele, presidente da EA Entertainment, a decisão foi tomada após uma análise interna, com a conclusão de que a Respawn irá concentrar os seus esforços nas franquias Jedi e Apex Legends.
Ainda há muitas perguntas sem resposta, mas o histórico da Respawn e o talento tático do Bit Reactor elevam as expetativas. Mesmo com poucos detalhes oficiais e sem janela de lançamento, Star Wars: Zero Company já está a atrair atenções, especialmente entre os fãs de estratégia que sentem falta de uma boa batalha por turnos no universo de Star Wars.
Promoção do dia!