Spotify vai abandonar uma das suas melhores funcionalidades

Bruno Coelho
Comentar

O Spotify é a plataforma de streaming de música mais usada em todo o mundo. E são muitos os utilizadores que o usam ligado ao seu automóvel quando vão conduzir, para ouvir as suas músicas e podcasts preferidos.

Para esses utilizadores, o Spotify lançou em 2019 a ‘vista do carro’. Esta pode ser encontrada nas definições da app, e permite que a vista do carro se ligue automaticamente quando o Spotify é ligado o Bluetooth do carro.

Spotify vai "retirar" vista do carro da sua app

Esta foi lançada como uma forma de prevenir distrações ao volante, focando-se nas funções básicas do serviço e excluindo elementos secundários. Mas de acordo uma recente publicação na página de suporte do Spotify, esta funcionalidade vai ser retirada.

spotify

Uma descoberta do Android Police revela as queixas de um utilizador que deu pela falta desta funcionalidade na sua app do Spotify. Um moderador do Spotify respondeu ao utilizador que estão “ativamente a explorar uma variedade de novas formas de entregar a melhor experiência de audição no automóvel”.

Desta forma, tornou-se imperioso remover a “vista do carro”, como forma de abrir caminho para “outras inovações”. O que pode desagradar aos utilizadores é o facto de não haver uma alternativa clara à vista.

Seria interessante, por exemplo, os utilizadores poderem controlar o Spotify com a voz. Isto poderia ser feito através da Google Assistant no Android ou da Siri no iOS. Este abandono também pode dever-se à cada vez maior utilização de serviços como o Apple CarPlay ou o Android Auto em carros modernos, dispensando essa funcionalidade.

No caso da minha app para iOS, a funcionalidade ainda se encontra visível. Mas deve ser uma questão de tempo até desaparecer.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.