Adeus Spotify Premium? Vaga de cancelamentos chega a Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Spotify é o serviço mais popular do mundo para o streaming de música e podcasts, facto consensual entre os utilizadores em Portugal e um pouco por todo o mundo. Atualmente com mais de 500 milhões de utilizadores, a plataforma supera, com grande margem, rivais como o Apple Música.

Porém, após darmos conta dos aumentos gerais nos vários planos pagos deste serviço, as diferentes modalidades do Spotify Premium, o descontentamento dos utilizadores não se fez esperar. Para muitos, o único desfecho possível foi o cancelamento da modalidade paga deste serviços de música.

Aumento de preços provocou desagrado generalizado com o Spotify

Spotify Premium

Importa frisar que para os atuais assinantes dos planos pagos, o aumento de preços só se fará sentir em setembro próximo. Isto porque a plataforma sueca decidiu dar mais um mês de benefício aos atuais assinantes.

Porém, quando chegar a fatura de setembro, a mesma já refletirá os novos preços que demos a conhecer anteriormente. Dito isto, têm agora cerca de um mês para decidir se querem continuar a pagar pelo serviço, ou se está na altura de o cancelar.

De modo sucinto, temos agora o seguinte panorama em Portugal:

  • Plano Estudante Premium: de 3,49 euros para 4,49 euros
  • Plano Individual: de 6,99 euros para 7,99 euros
  • Plano Duo Premium: de 9,49 euros para 10,49 euros
  • Plano familiar: de 11,99 euros para 13,99 euros

Preços do Spotify Premium também subiram em Portugal

Spotify Premium

Foi através das redes sociais que os utilizadores mais expressaram o seu descontentamento para com esta medida da empresa nórdica. No entanto, importa frisar que os preços deste serviço não eram atualizados há cerca de dez anos, pelo que tal alteração era já expectável, sobretudo face ao atual panorama económico mundial.

Em muitos casos temos o aumento de 1 euro no plano pago, mas que ainda assim vem afetar as finanças dos subscritores. Isto dito, para uma porção significativa dos atuais assinantes, o novo valor do premium parece ser efetivamente excessivo, pelo menos a julgar pelas suas reações.

Os comentários à recente atualização de preços apelidam a empresa de gananciosa, entre outras expressões menos cordiais de descontentamento. Aliás, alguns utilizadores afirmam cancelar este serviço e optar por alternativas como o serviço Apple Música.

With Spotify increasing the price, I'm wondering whether it would just be worth it to cancel spotify and go for YouTube Premium instead? Anyone use YouTube Premium?

— WonderlandRogue (@WonderRogueTTV) 29 de julho de 2023

O mesmo se pode observar junto de utilizadores que afirmam optar pelo cancelamento do Spotify e a opção pelo YouTube Premium, onde além de música, têm também os vídeos sem publicidade, entre outras regalias. Ou seja, felizmente temos um mercado livre com opções concorrenciais à nossa escolha, ainda que a oferta e preços sejam muito comparáveis.

Vaga expectável de cancelamentos do Spotify Premium

Had to go onto the web app to cancel my Spotify subscription, since the "premium plan" section of the account page stopped working *right* after I got the notice of the price increase. pic.twitter.com/nr8hqePeTk

— Seth (@PresidentJose3) 24 de julho de 2023

À semelhança da aplicação da política de combate à partilha de contas na Netflix, que inicialmente também provocou uma vaga de cancelamentos, o Spotify espera recuperar deste percalço até ao final do ano. Em todo o caso, o exemplo da Netflix é animador, com a plataforma de streaming a recuperar destes cancelamentos e, inclusive, a aumentar a sua base de subscritores.

Por fim, resta a questão, como reagirão os portugueses a este aumento de preços do Spotify Premium? Tencionam manter a subscrição, ou procurarão outros serviços rivais, sem esquecer ainda a versão grátis do serviço.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.