Spotify pode em breve ter o seu assistente IA

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem investido arduamente no seu novo chatbot de Inteligência Artificial, em concorrência direta com o conhecido ChatGPT. Neste confronto, tem optado por integrar o Gemini em vários serviços e aplicações que beneficiem de um assistente de AI - as denominadas "Gemini Extensions" (previamente conhecidas como Bard Extensions).

Há algumas semanas, o YouTube Music recebeu uma extensão Gemini para a sua aplicação Web e Android. A Google salientou, na sua página de suporte, que os utilizadores terão acesso a uma série de instruções que poderão dar ao chatbot para diferentes fins. Os utilizadores podem pedir ao Gemini para encontrar uma música específica de um determinado artista ou até mesmo iniciar uma estação de rádio para um género específico.

gemini spotify

O futuro dos serviços de streaming de música?

Segundo o site Android Authority, o Spotify pode ser a próxima aplicação ao qual o serviço da Google se extende. A existência desta extensão poderia, idealmente, dar aos utilizadores um acesso e controlo remoto e mais rápido da sua música, seja a procurar uma playlist específica, controlar o playback da música que esteja a ouvir ou até mesmo descobrir novas músicas, géneros e artistas.

O código desvendado pelos investigadores não é extensivo, no entanto, é suficiente para dar a entender que será um projeto atualmente em construção. É importante notar que um breakdown de APK, o trabalho feito pela Android Authority, ajuda a prever funcionalidades que podem chegar a um serviço no futuro, com base no código a ser trabalhado dentro de cada versão das aplicações. No entanto, é possível que essas funcionalidades previstas não cheguem a uma versão pública.

A primeira string analisada pelos data divers vem em forma de alerta para o utilizador da extensão - "Starting to play on Spotify.". Esta poderá ser a frase dita pelo Gemini depois do utilizador pedir ao assistente para tocar uma música ou playlist específica.

Logo de seguida, vem outra string também relacionada com o serviço de streaming - "Spotify requires sign-in.". Como seria de esperar, será necessário dar login no Spotify, caso o seu acesso seja externo e seja preciso permissão direta do utilizador para a extensão ter controlo total da aplicação.

À parte destas duas strings, não há mais nenhum indício de código relativo a este projeto no APK analisado. Existe a crença de que o Gemini poderá funcionar tanto na aplicação do Spotify como no serviço em browser, no entanto, de momento, é tudo especulação.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.