Spotify lança Playlist AI que vai dar música com as tuas ideias criativas

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

O Spotify não para! Estamos em abril e o serviço de streaming de música e podcasts já anunciou 5 novidades apenas este ano. E mais uma está a caminho. O Spotify lançou a nova funcionalidade Playlists AI, que vai permitir que os utilizadores criem uma lista de reprodução a partir de prompts, comandos de texto.

Numa fase de lançamento beta, inicialmente para utilizadores do Spotify Premium no Reino Unido e na Austrália, o novo recurso convida todos a "transformar as suas ideias mais criativas em playlists."

Mais uma ferramenta para descobrir músicas

Spotify Playlist AI
Imagem: Divulgação / Spotify

Num anúncio na sua página oficial, o Spotify afirmou que quase 2 mil milhões de novas músicas são descobertas pelos utilizadores todos os dias. A plataforma cita ainda o AI DJ, o Mix do Dia e a Descoberta da Semana como ferramentas que contribuem para isso. E agora lança mais um recurso neste sentido.

"Agora estamos a disponibilizar aos nossos assinantes do Spotify Premium outra ferramenta para estimular a descoberta e a curadoria musical. Com o AI Playlist em versão beta, podes facilmente transformar as tuas ideias mais criativas em playlists."

A ideia é simples. Descreve uma playlist, o seu propósito ou o sentimento que ela deve representar e pede para que a IA crie a lista de músicas para ti. “Uma lista de reprodução de folk indie para dar um grande abraço caloroso ao meu cérebro” e “Músicas relaxantes para ajudar-me durante a temporada de alergias" foram alguns dos exemplos dados pelo Spotify.

"A lista de reprodução AI ajuda-te. Quer sejas um principiante ou um especialista em criação de playlists, o AI Playlist combina nossa poderosa tecnologia de personalização com IA para oferecer aquele mix musical perfeito, só para ti", afirma a empresa no comunicado.

Como fazer uma Playlist de IA

Spotify Playlist AI
Imagem: Divulgação / Spotify

Infelizmente, por enquanto, o novo recurso só estará disponível para dispositivos Android e iOS no Reino Unido e na Austrália. Mas não deve demorar muito para chegar a outros países. De acordo com o Spotify, os prompts podem fazer referências a lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores e até emojis.

"As playlists mais bem-sucedidas são geradas com prompts que incluem uma combinação de géneros, atmosferas, artistas ou décadas. É uma ferramenta completamente nova e ainda em beta, por isso continuaremos a inovar na experiência!", explicou a empresa.

Os utilizadores que já têm acesso ao novo recurso podem encontrá-lo seguindo estes passos:

  1. Vão até à vossa Biblioteca e cliquem no botão “+” no canto superior direito da aplicação
  2. No novo menu, selecionem “AI Playlist”
  3. No novo espaço, podem optar por um dos prompts sugeridos ou criar o vosso próprio
  4. Caso desejem, podem dar comandos para refinar a playlist, como "mais pop" ou "menos animado"

Este ano, o Spotify apresentou a ferramenta Oráculo Musical, lançou uma assinatura de audiobooks, adicionou videoclipes a várias das músicas disponíveis no catálogo, finalmente lançou o seu miniplayer e começou a testar cursos em vídeo para os assinantes do Reino Unido.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.